Movimento Minas 2032

Filantropia estratégica pela economia e sociedade

Evento é um dos mais importantes fóruns de filantropia e inovação social do País
Filantropia estratégica pela economia e sociedade
Encontro Nacional do Terceiro Setor é estratégico para o bem comum | Foto: Divulgação Fundamig

Belo Horizonte será palco, entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, da 20ª edição do Encontro Nacional do Terceiro Setor (Enats), um dos mais importantes fóruns de filantropia e inovação social do País.

Organizado pela Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (Fundamig), em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Velamento de Fundações e Alianças Intersetoriais (Caots), o evento recebe apoio institucional do Movimento Minas 2032 – Pela Transformação Global e do jornal Diário do Comércio.

A edição 2025 celebra 20 edições em três décadas de compromisso com a cooperação intersetorial e com o desenvolvimento institucional das organizações do Terceiro Setor, pilares diretamente conectados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Agenda 2030 da ONU.

Com o tema “Filantropia Estratégica – Unindo propósitos para o futuro que queremos”, os debates e práticas do evento dialogam diretamente com, pelo menos, seis dos 17 ODS e estão alinhados ao fomento da cultura da doação, que evoca a responsabilidade de todos para a transformação social e o desenvolvimento econômico sustentável.

O encontro reunirá especialistas nacionais e internacionais, além de premiações, estandes e espaços de memória, reafirmando a urgência da cooperação para alcançar metas globais de desenvolvimento. Uma das principais referências na filantropia brasileira, Carola Matarazzo fará a abertura oficial do encontro. Diretora-executiva do Movimento Bem Maior e presidente do Conselho de Governança do Grupo de Investidores Sociais do Brasil (Gife), ela atua há mais de 25 anos no Terceiro Setor e compartilhará sua experiência e conhecimento com os participantes.

Ainda na noite de abertura, haverá a entrega do Prêmio Melhores ONGs Minas Gerais, realizado pela Certificadora Doar. A iniciativa, que ganha capilaridade com versões estaduais a partir deste ano, vai além do reconhecimento e também incentiva boas práticas, ajudando as organizações a aprimorar seus processos de gestão e transparência.

A estimativa é reunir cerca de mil participantes nos três dias de evento, que contará com aproximadamente 90 palestrantes e painelistas brasileiros e estrangeiros especializados em filantropia, inovação social, gestão e governança.

O Terceiro Setor brasileiro já é reconhecido como ator estratégico para o desenvolvimento nacional. O segmento responde por 4,27% do PIB, movimentando cerca de R$ 423 bilhões e gerando mais de 6 milhões de empregos, o equivalente a 5,88% dos postos de trabalho do país, revelam dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em parceria com a Sitawi Finanças do Bem, dentro do Movimento por uma Cultura de Doação (MCD).

Para o idealizador do evento, Tomáz de Aquino Resende, diretor da Fundamig e presidente da Cebraf, a presença do Enats em Minas é estratégica para o bem comum. “O Terceiro Setor já representa mais de 4% do PIB nacional e emprega quase 6 milhões de pessoas, sendo pilar econômico e social. Em Minas, construímos junto às organizações estratégias de transformação para reduzir desigualdades de forma intersetorial.”, esclarece.

O promotor de Justiça e coordenador do Caots, Francisco Angelo Assis, destaca que o Enats é um espaço estratégico para o fortalecimento do Terceiro Setor, ao reunir diversos atores do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil. “Ao promover essa conexão entre setores, o evento contribui para ampliar o impacto das iniciativas sociais e fomentar um ecossistema mais colaborativo, eficiente e alinhado aos desafios do desenvolvimento sustentável”, disse.

Superintendente-executiva da Fundamig e responsável técnica do evento, Julia Caldas reforça o papel das associações e fundações na geração de impacto social e econômico no Estado. “Enxergamos uma urgência em incentivar a cultura de doação, a transparência e a cooperação intersetorial. Queremos contribuir para que Minas seja referência na concretização da Agenda 2030, com ações que se alinhem fortemente aos ODS, principalmente nos temas de educação, desigualdade, saúde e instituições fortes.”, finaliza.

Como o Enats 2025 fortalece os ODS

• ODS 1 – Erradicação da Pobreza, por meio de ações que garantam redes de proteção social e inclusão econômica.
• ODS 3 – Saúde de Qualidade, com OSCs atuando em assistência, prevenção e acesso ao sistema de saúde.
• ODS 4 – Educação de Qualidade, beneficiando programas educativos formais e informais.
• ODS 10 – Redução das Desigualdades, pela atuação em regiões menos favorecidas, por ampliação de acesso e oportunidades.
• ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes, na medida em que transparência, governança, participação e integridade institucional são promovidas pelo encontro.
• ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação, justamente porque o Enats propõe fortalecer alianças entre governo, sociedade civil e setor privado — algo fundamental para viabilizar recursos, capacidades técnicas e articulações que alavanquem todos os outros ODS.

Serviço

Data: 29/09/2025 a 01/10/2025
Local: Cine Theatro Brasil – Av. Amazonas, 315 – Centro, Belo Horizonte – MG
Horário: 10h às 17h
Ingressos disponíveis: no site oficial do evento
Confira a programação
Instagram: @enats3s

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas