Movimento Minas 2032

Fundação Pitágoras abre inscrições para Programa de Voluntariado on-line 2025; veja como participar

Participantes irão integrar banca examinadora da 8ª edição do Concurso de Redação da Defensoria Pública da União (DPU), com o tema 'Os desafios da saúde dos povos indígenas no Brasil'
Fundação Pitágoras abre inscrições para Programa de Voluntariado on-line 2025; veja como participar
De acordo com a instituição de ensino, a proposta central é de incentivar estudantes e professores de todo o Brasil a expressarem suas ideias de forma crítica e criativa. Crédito: Divulgação Fundação Pitágoras

A Fundação Pitágoras, braço social da Cogna Educação, vai realizar a 8ª edição do Concurso de Redação da Defensoria Pública da União (DPU), com tema “Os desafios da saúde dos povos indígenas no Brasil”. O concurso visa promover a reflexão e o debate sobre temas relevantes para a sociedade.

Para isso, a Fundação convida profissionais de todas as áreas, graduandos e pós-graduandos a fazerem parte da banca examinadora. As inscrições podem ser feitas até a próxima segunda-feira (23).

Os interessados em participar da bancada de jurados, deverão assumir a responsabilidade de avaliar os textos dos concorrentes e indicar as melhores redações.

O coordenador do Programa de Voluntariado, Silas Rocha, explica que as redações ficam disponibilizadas em uma plataforma exclusiva para a avaliação.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Todo o trabalho é feito virtualmente. O programa será realizado na modalidade 100% on-line, permitindo que o voluntário contribua enquanto concilia com seus outros compromissos”, diz.

Os interessados podem se inscrever diretamente pelo e-mail [email protected] ou via formulário de inscrição, até o dia 23 deste mês. Os participantes da banca examinadora receberão um certificado de participação, válido também para cumprimento de atividades complementares no Ensino Superior.

Saiba mais sobre o concurso

De acordo com a instituição de ensino, a proposta central é incentivar estudantes e professores de todo o Brasil a expressarem suas ideias de forma crítica e criativa. O concurso abrange os seguintes perfis de candidatos:

  • estudantes do Ensino Básico;
  • indígenas;
  • estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA);
  • adolescentes que cumprem medida socioeducativa;
  • internos de penitenciárias estaduais e federais.

O projeto tem como propósito fomentar a educação em direitos, trazendo reflexões às comunidades escolares e carcerária sobre direitos sociais. 

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas