Gestão pela felicidade é bom caminho para empresas

A pandemia escancarou a necessidade de fazermos um mundo melhor. Falar sobre felicidade e incorporar a sua busca como ação primordial em nossas vidas é mais que tendência, é uma urgência humana global.
A latência do tema felicidade já estava em curso antes da Covid-19, que acelerou processos.O evento Global Meeting for Happiness – Encontro Internacional de Felicidade e Bem-Estar, vai debater o assunto. O encontro, que acontece em Belo Horizonte até o dia a 1º de setembro (quinta), na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, está em sua 8ª edição, com uma segunda fase com encontros e conferencias virtuais, a partir de 2 de setembro, com a programação sendo finalizada no dia 4, domingo.
Embora não seja feito para empresários, diversos palestrantes mostram a aplicabilidade das teorias da gestão da felicidade e do bem-estar ao crescimento qualitativo de corporações e Terceiro Setor no evento.
Geraldo Magela, assessor institucional do Sistema Ocemg – Sindicatos e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais e membro do Movimento Minas 2032 – Pela Transformação Global, fez a abertura do evento e enfatiza que a felicidade é combustível imprescindível.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Sabemos que a transformação global prevista pela Agenda 2030 é urgente. E a conquista dos 17 objetivos, por meio das 169 metas globais interconectadas, pode ser agilizada se a cultura da felicidade for incorporada na sociedade. Fazemos isso na Ocemg por meio do FIC, Programa Felicidade Interna das Cooperativas e podemos quantificar e aperfeiçoar processos aumentando os benefícios da gestão da felicidade”
O Global Meeting for Happiness – Encontro Internacional de Felicidade e Bem-Estar este ano está dividido em três etapas: presencial entre os dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro e duas fases virtuais: 2 de setembro conferências especiais (on-line ou gravado). E, nos dias 3 e 4 de setembro, palestras e experiências disponíveis (gravado). Outras informações podem ser obtidas em https://felicidadeebemestar.com.br/
Cooperativismo – Diretamente ligado à estrutura de dimensões do Índice de Felicidade Bruta (FIB), em uma correlação com Produto Interno Bruto (PIB), o Programa Felicidade Interna das Cooperativas (FIC) é aplicado pelo Sistema Ocemg desde 2014 com o intuito de mensurar e promover a satisfação dos empregados e cooperados das cooperativas mineiras.
A partir da participação e realização do FIC na cooperativa, cada pessoa responde um questionário sigiloso, em que apenas duas pessoas têm acesso – o próprio respondente e um colaborador, que não conhece o quadro funcional e social da cooperativa. Após analisar os dados e tabular, esses questionários são deletados e é gerado o Índice Geral de Felicidade da cooperativa. A partir desses indicadores é elaborado um plano de ação.
Atualmente, 44 cooperativas dos ramos Agropecuário, Crédito e Transporte participam, com 6.472 colaboradores. Em 2021, o Sistema OCB realizou o lançamento nacional do FIC. Atualmente o Sistema Ocemg é referência nacional. Para Magela, o FIC estimula a busca constante pelo bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores, cooperados e dirigentes das cooperativas a fim de que estes se desenvolvam como pessoas e profissionais mais felizes.
Por uma cidade feliz
O Movimento Belo Horizonte + Feliz foi criado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) em 2022, para estimular a volta segura do uso dos espaços públicos por meio de atividades regulares e regionalizadas de lazer, arte, cultura, turismo, gastronomia e esportes. Idealizado pelo executivo, a bandeira é defendida como forma de resgatar a felicidade de estar em grupo nos ambientes públicos da cidade – depois de dois anos do “fique em casa” em razão da pandemia de Covid-19.
Assessora técnica da Secretaria de Governo – pasta responsável por colocar o Belo Horizonte + Feliz em prática -, Simone Araújo explica que o Movimento busca ainda promover a cidadania por meio de ação democrática e participativa, com o fomento da economia criativa e local, estimulando o convívio, o senso de comunidade e o desenvolvimento nas nove regionais da Capital.
A iniciativa contou com a colaboração de várias áreas do governo municipal que se mobilizaram para que o Movimento Belo Horizonte + Feliz acontecesse. “Houve uma convergência que se deu de forma orgânica na formação desse movimento. A Sudecap entrou acelerando a reforma das nove praças selecionadas para sediarem os eventos. A Secretaria de Governo destinou recursos para a estrutura dos eventos, a mobilização social atuou na interlocução com a comunidade. E com muito que já tínhamos pronto e demandas que precisamos fazer, organizamos o movimento que tem realmente provocado alegria. A iniciativa não foi idealizada como gestão interna pela felicidade. Porém, conseguiu provocar isso nos grupos de trabalho e nos moradores de Belo Horizonte”, diz.
A previsão é que o movimento seja permanente. A proposta para 2023 é que sejam mais de 200 encontros no ano. O município pretende ainda fazer análises quantitativas e qualitativas acerca da experiência para seguir aperfeiçoando o Movimento BH + Feliz.
O Movimento Belo Horizonte + Feliz acontece nas nove regionais da cidade, de forma simultânea, sempre das 9h às 14h, no terceiro domingo de cada mês.
As pessoas físicas ou jurídicas que pretendam exercer atividades de qualquer natureza no âmbito do movimento podem acessar https://prefeitura.pbh.gov.br/belo-horizonte-mais-feliz.
MM2032
Criado em 2017 pelo jornal DIÁRIO DO COMÉRCIO, o Movimento Minas 2032 – Pela Transformação Global mobiliza, desde 2017, uma série de agentes pela transformação global prevista na Agenda 2030.
O objetivo é criar uma comunidade envolvida na construção conjunta de reflexões e ações efetivas que promovam a consolidação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, instituídos pela ONU em 2015 para a Agenda 2030.
“Para o DIÁRIO DO COMÉRCIO é primordial ser ambiente de discussão, pesquisa, articulação, produção de conteúdo e fomento de iniciativas que favoreçam a prosperidade e o bem-estar das pessoas. Porém, o chamamento é para toda a sociedade. Devemos caminhar juntos na construção de um mundo melhor”, comenta a presidente do DIÁRIO DO COMÉRCIO e coordenadora-geral do MM2032, Adriana Muls. Para saber mais acesse: https://diariodocomercio.com.br/iniciativa/movimento-minas-2032/.
Ouça a rádio de Minas