Movimento Minas 2032

Gestão pública de Pouso Alegre é destaque no IMRS

Gestão pública de Pouso Alegre é destaque no IMRS
Crédito: Divulgação/Prefeitura de Pouso Alegre

A Fundação João Pinheiro (FJP) divulgou, nessa quinta-feira (27), o Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS) 2020. T

odos os 853 municípios do Estado foram analisados a partir de 32 indicadores, referentes a cinco dimensões temáticas: educação; saúde; vulnerabilidade; segurança pública, saneamento/meio ambiente. Para cada uma dessas dimensões, é calculado um índice sintético. O IMRS é uma média ponderada desses índices.

O destaque positivo foi Pouso Alegre, no Sul de Minas, com IMRS de 0,771. Já o menor IMRS registrado foi o de Catuji, no Vale do Mucuri, com  0,429.

O Índice é calculado a cada dois anos e se refere a uma média dos últimos três, evitando, assim, a influência de fatos isolados ou acontecimentos extremos. De acordo com a diretora de Estatística e Informações da Fundação João Pinheiro (Direi/FJP), Eleonora Cruz Santos, além desses 32 indicadores que compõem o IMRS 2020, a Plataforma do IMRS disponibiliza cerca de 700 indicadores municipais referentes ao período 2000 a 2021, que são comparáveis ao longo do tempo.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“O Índice é uma medida da importância dos indicadores sociais para os municípios mineiros. Essa edição é uma média dos anos de 2019, 2020 e 2021. É um volume de dados que tem o poder de subsidiar a construção de políticas públicas pelos e para os municípios. O IMRS é um índice sintético que busca aferir a responsabilidade social na gestão pública, com base nos registros administrativos, entre censos”, explica Eleonora Santos.

Priscilla Costa, pesquisadora | Crédito: Fundação João Pinheiro/Divulgação

O IMRS vai de zero a um e quanto maior, melhor o desempenho do município naquela dimensão. A média das dimensões revela o desempenho global. Como os indicadores variam de uma edição para a outra, não é possível fazer uma comparação temporal, porém, a leitura dos dados disponíveis entre os anos de 2000 e 2021, possibilita a comparação ao longo do tempo.

Segundo a pesquisadora da Direi/FJP, Priscilla Costa, a qualidade do IMRS depende da qualidade dos registros administrativos disponibilizados por diferentes órgãos públicos dos três níveis da federação.

“O nosso maior banco de dados é o censo, mas o tempo entre cada edição – dez anos – é muito longo, precisamos de outros indicadores que possam mostrar como anda a sociedade nesse período”, pontua Priscilla Costa.

Os resultados estão disponíveis gratuitamente na plataforma do (IMRS). O site permite que o usuário acesse também gráficos que mostram a evolução de indicadores nas áreas de Educação, Saúde, Saneamento e Meio Ambiente, Vulnerabilidade e Segurança Pública entre 2014 e 2020 e a posição do município em relação aos demais do estado.

No Perfil Municipal é apresentada uma breve introdução com informações gerais sobre cada município, como data de criação, número de habitantes, área territorial, PIB e PIB per capita, entre outras. Na sequência, os indicadores que compõem o IMRS 2020 são apresentados por área temática, permitindo uma análise da situação do município.

Além de agregar, em um mesmo ambiente virtual, dados que anteriormente eram armazenados de forma dispersa e em formatos distintos por diferentes órgãos governamentais, a plataforma é intuitiva e foi construída para simplificar a experiência do usuário.

“O Perfil Municipal funciona como um termômetro que permite que os gestores públicos ou qualquer outra pessoa interessada saiba o desempenho daquele município e também possa compará-lo com outros da mesma região ou com perfis parecidos”, pontua a pesquisadora.

O índice Mineiro de Responsabilidade Social 2020 está alinhado com o Movimento Minas 2032 (MM 2032) – pela transformação global. Liderado pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO, o MM 2032 propõe uma discussão sobre um modelo de produção duradouro e inclusivo, capaz de ser sustentável, e o estabelecimento de um padrão de consumo igualmente responsável, com base nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2015.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas