Movimento Minas 2032

Grupo Emtel fortalece política de sustentabilidade

Estratégias e ações ESG da empresa de Belo Horizonte, que busca mitigar suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) do escopo 3, estão alinhadas com o MM2032
Grupo Emtel fortalece política de sustentabilidade
Este ano, o Grupo Emtel, com sede no bairro União, região Nordeste de Belo Horizonte, investiu R$ 500 mil em ações ESG e a perspectiva é aumentar o montante em 2025 | Crédito: Divulgação Grupo Emtel

Com 31 anos de história e expertise consolidada nos setores de energia, saneamento e telecomunicações, o Grupo Emtel, com sede no bairro União (região Nordeste), aposta na sustentabilidade para se apresentar ao mercado e se prepara para apoiar fornecedores em busca de mitigar suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) do escopo 3.

As emissões do escopo 3 são uma categoria de emissões de gases de efeito estufa originadas de operações comerciais por fontes que não são de propriedade ou controladas diretamente por uma organização, como cadeia de suprimentos, transporte, uso ou descarte de produtos. Este ano a empresa investiu R$ 500 mil em ações ESG e a perspectiva é aumentar o valor em 2025.

De acordo com a diretora de Sustentabilidade do Grupo Emtel, Ana Paula Miranda, em 2020 o Grupo consolidou sua política de sustentabilidade, criando no ano seguinte a Diretoria de Sustentabilidade, responsável pela criação e implementação de estratégias e ações ESG.

“A criação da diretoria é uma evolução e consolidação de ações que já tínhamos implantado a partir do setor de Sistema de Gestão Integrada, onde estava o tema de meio ambiente. O nosso propósito é maximizar a produtividade e a sustentabilidade da empresa, nos tornando uma referência em ESG. A nossa estratégia é mostrar a sustentabilidade como um valor e isso vem muito do nosso fundador, Paulo César Miranda, que é um plantador de árvores. Não estamos fazendo para falar que somos mais bonitos ou bonzinhos, estamos preocupados com a lucratividade e a perenidade do negócio”, explica Ana Paula Miranda.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


As dez unidades da Emtel espalhadas pelo País – São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Uberlândia (MG), Juatuba (MG), Montes Claros (MG), Contagem (MG), Salvador (BA), São Gonçalo do Amarante (CE) e Goiânia (GO) – utilizam fontes de energia limpa e sustentável.

As ações de reflorestamento contribuíram para a recuperação de 150 hectares de mata nativa, promovendo a biodiversidade e ajudando a mitigar as mudanças climáticas. Internamente, campanhas de conscientização ambiental alcançaram todos os colaboradores, promovendo práticas sustentáveis diárias.

O uso de etanol em todos os veículos, além de uma ação responsável, é um dos exemplos mais práticos dado aos colaboradores da empresa que incentiva a educação ambiental por meio do desenvolvimento de oficinas para reutilização de madeiras, campanhas ambientais e a distribuição de Ecocopos e Ecobags, com o intuito de reduzir a poluição plástica.

“As ações ESG devem ser entendidas como um investimento porque trazem resultados para os negócios. Hoje os bancos exigem relatórios de sustentabilidade para conceder crédito, muitos clientes também. Outros parceiros fazem perguntas que se não respondemos, perdemos oportunidades. Ao mesmo tempo, as boas práticas melhoram processos, evitam desperdícios e, assim, geram receita e lucro. Então precisamos trabalhar em colaboração com as partes interessadas. Se uma empresa copiar uma prática nossa, está ótimo. Tudo isso, cuidando para não romantizar esse assunto. Sustentabilidade é trabalhar em cima dos riscos e, assim, a gente melhora os resultados”, destaca a diretora de Sustentabilidade do Grupo Emtel.

As estratégias e ações ESG do Grupo Emtel estão alinhadas com o Movimento Minas 2032 –  pela transformação global (MM2032). Liderado pelo Diário do Comércio, o MM 2032 propõe uma discussão sobre um modelo de produção duradouro e inclusivo, capaz de ser sustentável, e o estabelecimento de um padrão de consumo igualmente responsável, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde 2015.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas