Movimento Minas 2032

Humanizadas destaca atuação do DIÁRIO DO COMÉRCIO

Empresa alcançou “BBB” em 2023
Humanizadas destaca atuação do DIÁRIO DO COMÉRCIO
É gratificante poder acompanhar a jornada evolutiva do Diário do Comércio, disse o CEO da Humanizadas, Pedro Paro | Crédito: Divulgação/Humanizadas

Pelo terceiro ano consecutivo, o DIÁRIO DO COMÉRCIO é destaque na pesquisa “Melhores para o Brasil” da Humanizadas, empresa de avaliação multistakeholder em ESG. Em 2023, o veículo recebeu o rating BBB, demonstrando alto nível de maturidade organizacional. A partir da percepção dos públicos externos e também do time de colaboradores, o levantamento identifica padrões, sinais e evidências de uma nova forma de atuar na economia e se estão alinhadas às atuais práticas, principalmente quando comparadas ao mercado.

A presidente e diretora editorial do DIÁRIO DO COMÉRCIO, Adriana Muls, destaca que a participação no levantamento está alinhada ao propósito do veículo que, ao alcançar o rating BBB, figura entre as melhores para o Brasil em 2023. “Especificamente no setor de comunicação, marketing, advocacia e educação, apenas 13 empresas brasileiras atingiram esse nível. Isso faz com tenhamos a clareza de que estamos no caminho certo, sem perder a consciência, como a própria classificação diz, em uma jornada evolutiva”, orgulha-se.

Segundo a jornalista e executiva, integrar a pesquisa faz parte da trilha que o jornal deseja seguir no sentido de ser, cada vez mais, uma empresa humanizada e que colabora para o desenvolvimento sócio, econômico e ambiental de Minas Gerais.

“Tudo sob a perspectiva de resgatar o olhar humano das organizações, da sociedade e dos indivíduos. E participar dessa pesquisa que nos traz insumos por meio de seus resultados e relatórios, nos permite uma relação cada vez mais sólida, de confiança e de transparência com os nossos públicos, começando, sobretudo, com nossos colaboradores e reverberando para os diferentes stakeholders”, diz.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Integrar a pesquisa faz parte da trilha que o Diário do Comércio deseja seguir no sentido de ser, cada vez mais, uma empresa humanizada | Crédito: Arquivo/Diário do Comércio

A pesquisa Humanizadas

A pesquisa “Melhores Para o Brasil” analisa as organizações em quatro pilares institucionais: reputação, princípios de gestão, cultura e narrativas. O objetivo é medir a qualidade das relações da organização com seus stakeholders, colaboradores, lideranças, clientes, parceiros, fornecedores e sociedade. Com essas ações, a Humanizadas auxilia no processo de prosperidade econômica no País, mitigando crises ambientais e de governança, além de diminuir a desigualdade social, ao mesmo tempo em que constrói reputação de marcas, cultura organizacional, princípios e valores.

De acordo com o fundador e CEO da Humanizadas, Pedro Paro, qualquer organização, de micro a grande porte, pode aplicar o levantamento. As organizações são avaliadas por meio de survey (questionário) multistakeholders, envolvendo lideranças, colaboradores, clientes, fornecedores e comunidades locais, auditoria de dados públicos, além de práticas e desempenho ambiental, social e de governança.

Na etapa de avaliação de surveys são considerados critérios como reputação de marca, princípios de gestão, cultura, narrativas dos stakeholders e avaliação de dados públicos e cada organização recebe uma pontuação que corresponde a um rating. Esses, por sua vez, servem como um índice de qualidade das práticas de uma instituição e podem ser utilizados por diferentes atores: investidores e fundos de investimento, colaboradores, governança e gestão, parceiros de negócios, clientes, consumidores e sociedade.

“Podemos sintetizar os desafios de adaptação externa e integração interna das organizações relacionados a diversos fatores. Ter consciência dessa pressão por mudanças pode ajudar as organizações a reduzir riscos de negócio ou revelar uma série de oportunidades de crescimento e inovação como melhor reputação da marca, experiência dos clientes, experiência dos colaboradores, inovação de produtos, serviços, modelo de negócio, maior crescimento e rentabilidade no médio e longo prazo”, afirma.

Em 2022 foi aplicada a 4ª edição da pesquisa e o evento de reconhecimento de 2023 foi o terceiro, sendo o segundo com a nomenclatura “Melhores para o Brasil”.

“O DIÁRIO DO COMÉRCIO aplica o levantamento desde 2020 e é gratificante poder acompanhar a jornada evolutiva da organização, contribuindo para o desenvolvimento de negócios mais saudáveis, humanos e conscientes”, conclui Paro.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas