Movimento Minas 2032

Instituto Ramacrisna forma guardiões da água desde a infância

Alunos do Caer participam de atividades sobre a preservação dos recursos hídricos, alinhadas aos ODS da ONU e ao MM2032
Instituto Ramacrisna forma guardiões da água desde a infância
Um dia especial foi dedicado à confecção de cartazes de conscientização, que serão expostos no Instituto Ramacrisna para sensibilizar os funcionários | Crédito: Divulgação Instituto Ramacrisna

No dia 22 de março, o mundo celebra o Dia Mundial da Água, uma data essencial para reforçar a importância da preservação dos recursos hídricos. No Instituto Ramacrisna, o tema está sendo trabalhado com os alunos do Centro de Apoio Educacional Ramacrisna (Caer), promovendo conhecimento e incentivando atitudes sustentáveis desde a infância.

A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente ao ODS 6, que trata do acesso à água potável e saneamento para todos, e ao ODS 13, que aborda a ação contra a mudança global do clima. Com ações educativas e interativas, os estudantes serão protagonistas na missão de preservar um dos bens mais preciosos do planeta.

Para gerar conscientização e aprendizado sobre o tema, os alunos do Caer terão aulas especiais sobre o tema, abordando a importância da água para a vida, os desafios do desperdício e as soluções para um consumo mais consciente. Como parte do aprendizado, serão desenvolvidas atividades interativas na lousa digital, permitindo que os estudantes explorem, de forma dinâmica e prática, ações de preservação ambiental.

Além disso, um dia especial foi dedicado à confecção de cartazes de conscientização, que serão expostos no Instituto Ramacrisna para sensibilizar os funcionários sobre o papel de cada indivíduo na conservação da água. Essa ação educativa visa fortalecer a responsabilidade coletiva na proteção dos recursos naturais.

“Queremos que os alunos compreendam desde cedo a importância da sustentabilidade e como cada pequena ação pode contribuir para um futuro melhor. A exposição dos cartazes aos funcionários faz parte desse processo, pois reforça a conscientização em toda a comunidade do Instituto”, destaca a coordenadora pedagógica do Caer, Gislene Teixeira.

“Conscientização e Reflexão” – Para encerrar as atividades, na sexta-feira, 28, a pedagoga e especialista em gestão escolar Paula Cristina Duque Ribeiro da Costa, que também atua como Coordenadora de Projetos Fotovoltaicos no Grupo GDC Soluções, conduzirá uma palestra especial para os alunos. O encontro abordará temas como a importância da água no dia a dia, além de uma contação de histórias com “A Revolução dos Peixes”, que ajudará a ilustrar de forma lúdica os impactos da ação humana sobre os recursos hídricos.

“A participação dos alunos tem sido muito engajada e produtiva. Eles estão animados em aprender mais sobre como preservar a água e já compartilham o que aprenderam com a família e amigos. Nossa expectativa é que a palestra seja um momento de reflexão e inspiração para todos”, afirma Gislene Teixeira.

Conexão com a Agenda 2030

As ações do Instituto Ramacrisna reforçam a importância da educação ambiental para o futuro do planeta. A Agenda 2030 da ONU estabelece metas globais para a preservação da água, e a realização da COP 30, em 2025, no Brasil, evidencia a urgência de discutir políticas e práticas sustentáveis para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

“A educação ambiental é um dos pilares para a construção de um mundo mais sustentável. No Ramacrisna, acreditamos que nossos alunos são o futuro e, por isso, trabalhamos para que compreendam desde cedo a relevância dos ODS e da preservação dos recursos naturais. Eles são agentes de mudança e, ao capacitá-los, estamos investindo na transformação da sociedade”, afirma Solange Bottaro, vice-presidente do Instituto Ramacrisna.

“Ao incentivar crianças e adolescentes a compreenderem o papel da água na vida humana e a importância de sua preservação, contribuímos para a formação de cidadãos conscientes e engajados na construção de um futuro mais sustentável para todos”, finalizou.

MM2032

Essas ações do Instituto Ramacrisna estão em consonância com o Movimento Minas 2032 (MM2032). Criado em 2017, o MM2032 nasceu da urgência de envolver todos os setores da sociedade na construção de um futuro mais sustentável, justo e igualitário. Neste 22 de março, quando o mundo reflete sobre a importância da água, o MM2032 reforça a necessidade de ações concretas e integradas para enfrentar desafios estruturais – como o acesso à água de qualidade e a preservação dos recursos hídricos.
Capitaneado pelo Diário do Comércio, em parceria com o Instituto Orior, o movimento promove articulação social, diálogo e engajamento para o desenvolvimento de Minas Gerais.

Inspirado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e na Agenda 2030 da ONU, o MM2032 estimula a cooperação entre pessoas, empresas e instituições para que, juntas, encontrem caminhos e soluções que fortaleçam o estado – hoje e para as futuras gerações.

O objetivo do MM2032 é mobilizar a sociedade mineira para assumir responsabilidades compartilhadas e cocriar um futuro mais resiliente, sustentável e inclusivo.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas