Legado do #DoaMG é união e relacionamento

Organizada pela Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (Fundamig), Conectidea, Minas Voluntários, o Idealist.org, CeMAIS e Movimento Minas 2032 – Pela Transformação Global, criado pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO para implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a primeira edição da Campanha #DoaMGimpactou pelo menos 50 iniciativas do Terceiro Setor mineiro em 2022.
A informação é dos organizadores que promoveram uma série de atividades e eventos em novembro para incentivar a cultura da doação em Minas Gerais. Dentro do conceito de transformar intenções em ações por um mundo melhor, a ação funcionou também como articuladora de conexões entre iniciativas e ideias para fortalecimento das doações no Estado.
Para a superintendente-executiva da Fundamig, Julia Caldas de Almeida, a experiência abre uma nova etapa para a educação acerca das doações. “Embora ainda não tenhamos dados sobre a quantidade arrecadada no #DoaMG, sabemos o que já recebemos. Conquistamos a perspectiva de aprender o valor de dar e receber e seguiremos nesse processo educativo de fomento da cultura da doação”,comenta.
A Associação Brasileira de Captação de Recursos (ABCR), articuladora do Dia de Doar no Brasil, colaborou com toda a estrutura e mentoria da iniciativa pioneira no Estado. Carol Farias, líder do Dia de Doar no Brasil, destacou a importância da união: “Vimos que o relacionamento e apoio entre as iniciativas é fundamental para a cultura da doação. Quando uma iniciativa soma à outra para resolver um problema, cria-se um ecossistema de soluções e uma rede de ajuda. Esse é um legado inovador que transforma para melhor o ambiente”.
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Criador do site Risu, plataforma mineira pensada para ajudar as instituições a arrecadar de forma mais fácil e segura, Rodrigo Franzot comenta sobre os desafios de estimular a população a aderir às campanhas propostas no site, além de incentivar a chamada terceira idade a fazer doações que envolvem a tecnologia. “Considerando que essa parcela da população tem vontade, porém tem mais dificuldades com essas ferramentas, a ORisu inovou “analogicamente” oferecendo carnês de pagamento com até 24 parcelas para que o doador possa todo mês fazer o pagamento para a instituição escolhida”, explica.
Franzot esteve presente no #DoaMG e conta que disponibilizou assessoria no site para três instituições aderirem à plataforma. As escolhidas até o momento foram Cemais e Fundamig e a terceira será definida no próximo mês de janeiro em uma live que será realizada pela empresa.
A superintendente-geral do Sistema Divina Providência, Dolores Bertila Correa, acredita que as sementes do #DoaMG estão sendo colhidas. A instituição já está modernizando o site e incrementando novas ferramentas de captação de doações, além de implantar melhorias nos canais de comunicação da empresa. “Além da troca de experiências e implantação prática dos saberes, o relacionamento é uma parte muito importante deste tipo de evento. Fiz conexões importantes e relacionamentos. Com um deles, vamos criar uma coluna para nosso jornal, outro vamos ampliar parcerias de doações. E assim vamos ampliando a rede do bem”, reforça Dolores.
Para os participantes do evento, o saldo foi positivo com possibilidades de ampliação. Para o próximo ano, o #DoaMG espera adesão de um maior número de empresas e um aumento significativo nas doações.
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