Minuto ODS: parceria fortalece papel da comunicação na transformação

O Movimento Minas 2032 – Pela Transformação Global, idealizado pelo Diário do Comércio e Instituto Orior, e a Empresa Mineira de Comunicação (EMC) vão lançar, no próximo dia 24, o Minuto ODS, conteúdo veiculado na Rádio Inconfidência com foco no engajamento da sociedade, empresas e governo nas pautas da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Em formato de pílulas radiofônicas semanais exibidas todas as sextas-feiras, no horário de 10h15, na programação FM, no programa Música e Notícia, será apresentado pela jornalista Élida Ramirez, que levará de forma leve e acessível os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU – e o ODS 18 – Igualdade Étnico-Racial, criado no Brasil para os mineiros.
Na pauta, especialistas, gestores públicos, empreendedores e instituições mostrarão como suas vidas e negócios facilitam o alcance das metas da ONU com ações de todos os tamanhos. Para o diretor-presidente da EMC, Gustavo Mendicino de Oliveira, o Minuto ODS reforça o protagonismo de Minas Gerais na Agenda 2030 e representa a relevância do ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação, focado em fortalecer a cooperação global para atingir os outros 16 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
“A EMC tem orgulho de participar de um projeto que une jornalismo, educação e engajamento social. O Minuto ODS fortalece nosso compromisso como comunicação pública voltada para a transformação coletiva e o desenvolvimento de Minas Gerais. Sabemos que a imprensa mineira deve estar unida pelas soluções dos desafios de Minas Gerais. Portanto, a parceria com o jornal Diário do Comércio mostra que desenvolvimento sustentável é dever de todos e é um passo importante do jornalismo propositivo”, revela.
Mendicino completa que as pílulas levam conteúdo de qualidade sobre os eixos estruturantes da sociedade, tais como economia sustentável, educação, igualdade, cultura, meio ambiente, entre outros temas, de forma facilitada, engajadora e contemporânea.
Os temas iniciais incluem: Relatório Luz; balanço da sociedade civil sobre os avanços e retrocessos do Brasil na Agenda 2030; ODS 17 (Parcerias e Sustentabilidade), com o exemplo do Codese-BH; Solidariedade e Economia, abordando o papel das doações na geração de impacto social; República e Desenvolvimento Sustentável, unindo valores cívicos e metas globais; ODS 18 e Consciência Negra, destacando o protagonismo de Minas na promoção da igualdade étnico-racial; e Combate à Violência de Gênero, conectado ao ODS 5 – Igualdade de Gênero.

O Minuto ODS é parte do jornalismo propositivo promovido pelo Movimento Minas 2032 – Pela Transformação Global, uma iniciativa que une comunicação, conhecimento e mobilização para acelerar o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Minas.
Para a coordenadora do MM2032, colaboradora do Diário do Comércio e comunicadora de causa, Élida Ramirez, a coalizão pelo bem comum é primordial para a mudança cultural acerca da Agenda 2030: “Este momento de convergência de esforços mostra a relevância do jornalismo propositivo, tão bem feito no Diário do Comércio, na Rede Minas e na Rádio Inconfidência. Sabemos que são imensos os desafios pela Nova Economia e que ela passa, invariavelmente, pela ação em rede dos governos, empresas e sociedade. Acredito que a imprensa deve se apropriar da responsabilidade na facilitação da transformação. O Minuto ODS aproxima a Agenda 2030 do dia a dia dos mineiros e isso é muito relevante.”
A jornalista reforça também que o programa, por si só, é fruto da colaboração entre o setor empresarial, um modelo que traduz na prática o espírito do ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação.
Demais análises
Coordenadora de projetos da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Cnods), vinculada à Secretaria Geral da Presidência da República, Patrícia Carvalho complementa que o desenvolvimento sustentável no País passa necessariamente pela mobilização de toda a sociedade. E que a comunicação deve estar a serviço do bem comum.
“As pílulas do Minuto ODS são extremamente pertinentes para a mobilização social, pois transformam informações complexas em conteúdos rápidos, acessíveis e de fácil compreensão para toda a população. Esse formato permite que cada cidadão compreenda seu papel na construção de um Brasil mais sustentável e inclusivo. Mobilizar a sociedade através da informação confiável e de qualidade é essencial para que as metas da Agenda 2030 avancem de forma concreta, e iniciativas como essas aproximam os ODS do cotidiano das pessoas, inspirando ação coletiva e responsabilidade compartilhada”, destaca.
Para a coordenadora do Movimento Nacional pelos ODS em Minas e membro do MM2032, Julia Espeshit, a iniciativa é simples e de extrema relevância: “Vivemos uma encruzilhada global. Cumprir os ODS até 2030 exige mobilização descentralizada e ações concretas. E essa pauta ainda não está disseminada de forma democrática. Por isso, Minas dá um passo importante ao lançar uma iniciativa como esta. Que ela inspire outros estados e municípios do Brasil.”
Já o jornalista, professor e palestrante Flávio Tofani, integrante do MM2032 e idealizador do Tio Flávio Cultural, destaca que o projeto simboliza uma nova etapa da comunicação mineira: “O Minuto ODS representa o que chamamos de jornalismo com propósito. É sobre informar para transformar. O rádio, com sua capilaridade e credibilidade, é o meio ideal para despertar nas pessoas o sentimento de corresponsabilidade pelo futuro.”
A comunicadora Silvia Castro, especialista em impacto socioambiental e apresentadora do “Podcast Na Boa”, também integrante do MM2032, reforça o papel dos jornalistas e produtores de conteúdo como agentes da Agenda 2030: “Nosso papel é provocar reflexão e inspirar ação. Falar de ODS é falar de empatia, inovação, sustentabilidade e cidadania. O Movimento Minas 2032 mostra que comunicar é, também, um ato de transformação global.”
Ouça a rádio de Minas