MM2032 fortalece governança e reafirma papel estratégico

O Movimento Minas 2032 – Pela Transformação Global se consolida como uma força mobilizadora na construção de um futuro mais sustentável para Minas Gerais. Com uma governança renovada em 2025 e estruturada em cinco Grupos de Trabalho (GTs), o movimento reafirma seu papel estratégico na aceleração dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em sintonia direta com a Estratégia Brasil 2050.
Essa nova configuração permite mais eficiência, colaboração e impacto, conectando as demandas locais às soluções globais, e fortalecendo o protagonismo de Minas na Nova Economia, voltada para desenvolvimento econômico longevo com sustentabilidade, inovação e inclusão social.
O GT de Articulação promove conexões entre governo, empresas e sociedade civil para garantir que os ODS estejam na pauta das políticas públicas e privadas. O GT de Educação, Renda e Saúde investe na formação de lideranças, no fortalecimento do empreendedorismo e na promoção do bem-estar coletivo.
Já o GT de Inovação e Desenvolvimento Sustentável impulsiona cidades inteligentes, estimula práticas empresariais alinhadas aos ODS e promove soluções tecnológicas sustentáveis. O GT de Voluntariado, Liderança e Cultura de Doação dissemina o engajamento social e a cultura de doação como motores de transformação.
Em um ano estratégico para tratar das mudanças climáticas no Brasil, GT de Meio Ambiente trabalha pela transição ecológica justa, fortalecendo a participação de Minas na agenda climática global e preparando propostas concretas para a COP30.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Sinto o fortalecimento do MM2032 frente aos desafios de uma agenda que não se realizará em 2030, porém, que exige a participação de todos. Ainda precisamos de mais lideranças empresariais, sociais, acadêmicas e do setor público ativas e engajadas conosco. O futuro sustentável do planeta depende da participação de quem tem poder de decisão, capacidade de influência e compromisso com um desenvolvimento mais justo, inovador e regenerativo.
Portanto, novamente convoco: líderes mineiros sejam protagonistas dessa transformação. É hora de agir.
Leia a reportagem: Grupos de trabalho do Movimento Minas 2032 intensificam ações pela Nova Economia
Ouça a rádio de Minas