MM2032 realiza ações estruturantes na economia e na sociedade

O Movimento Minas 2032 – Pela Transformação Global, organizado pelo Diário do Comércio e Instituo Orior, que atua na articulação e coalizão de ações para o alcance das 169 metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), reafirma seu compromisso em 2025 com a construção do futuro mais sustentável e inclusivo para os mineiros depois de um ano de com realizações que favorecem a Nova Economia.
Segundo relatório de atividades do MM 2032, no ano passado, o número de participantes aumentou cerca de 10% e o trabalho foi feito em quatro frentes: participação de eventos para facilitar e implementar a Agenda 2030 no Estado (10 eventos realizados); elaboração de produtos para educação e informação (10 produtos entregues); articulação (13 novas instituições participantes) e organização de debates e ações (um debate e três ações feitos).
Os destaques de eventos foram a elaboração de um painel sobre Sustentabilidade e o plano de governo, apresentado pelos especialistas participantes do MM2032 aos prefeitos, candidatos às eleições 2024 e gestores públicos durante o 39º Congresso de Municípios da Associação Mineira dos Municípios (AMM). O painel mostrou como as cidades precisam entender e usar a Agenda 2030 para elaborar políticas públicas.
Já o papel da comunicação no desenvolvimento foi tema do debate da participação do movimento no Imersão Indústria, realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais(FIEMG).
Já no 1º Fórum Minas Gerais de Investimentos e Negócios de Impacto, o MM2032 e o Diário do Comércio foram reconhecidos por seu papel no desenvolvimento sustentável, já que fomentam o ecossistema de negócios e produzem conteúdos propositivos.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Para falar de inovação, representantes do MM2032 estiveram como painelistas do Minas Summit 2024 e incrementaram a ótica dos ODS para economias longevas e inteligentes. Também foram realizados seminários com entidades de classe, governos e setores no interior do estado sobre pautas pertinentes ao movimento.
O MM2032 apoiou diversas iniciativas pelo desenvolvimento econômico como, por exemplo, a Expo Favela, promovida pela Central Única das Favelas (Cufa). Além disso, deu apoio institucional e espaço no jornal para estímulo à cultura de doação, marcando presença em painéis no Encontro Nacional do Terceiro Setor (Enats), na palestra do Dia de Doar (3º Conexão #DoaMG) e no Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica (FIFE).
Além disso, foram desenvolvidos materiais estratégicos, como o e-book da educação, a criação da página MM2032, veiculada aos sábados como resultado de articulações intersetoriais pelo bem-comum. As 33 páginas semanais em diferentes formatos (impresso, digital e vídeo) cumprem o compromisso de usar o jornalismo para transformar a sociedade. Conteúdo como a organização da Central de Empregos para as pessoas em situação de rua – fruto da parceria do Sistema Divina Providência (SDP) com o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Belo Horizonte (Codese/BH) e a Prefeitura de Belo Horizonte – é um dos exemplos de reportagem articuladora.
A parceria com a Empresa Mineira de Comunicação (EMC) na criação da edição especial Opinião Minas & Diálogos DC tratou dos avanços e desafios dos ODS´s em Minas Gerais em uma série de cinco episódios.
Também foi finalizada a ferramenta de padronização dos indicadores dos ODS, elaborada por representantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (FecomercioMG) que já conta com apoio da Fundação João Pinheiro (FJP) e Secretaria de Estado de Planejamento (Sepalg). Também foi elaborado o relatório de impacto do Terceiro Setor, organizado pela Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (Fundamig). E criado o modelo Mandala, uma abordagem holística e integrada da Agenda 2030.
Considerando articulações estratégicas, o destaque são os avanços rumo à criação de uma Frente Parlamentar ODS/ESG, que pretende ampliar a pauta dos ODS na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A integração da Ação da Cidadania/MG, criada por Herbert de Souza, Betinho, sociólogo e ativista dos direitos humanos, culminou com a participação da PBH e Codese na campanha de combate à fome.
Desafios e oportunidades para 2025
Para 2025, ano que os ODS completam 10 anos e faltam cinco anos para 2030, as perspectivas são ainda mais promissoras, com novas estratégias e parcerias para expandir o impacto positivo do MM2032 em Minas Gerais.
O tema central será Colaboração, com foco em cinco eixos principais:
• Cultura e Cidadania: Promoção da interação política e fortalecimento da participação popular.
• Voluntariado, Diversidade e Inclusão: Ações para garantir maior equidade social.
• Educação e Distribuição de Renda: Iniciativas para reduzir desigualdades.
• Meio Ambiente e Mudanças Climáticas: Estratégias sustentáveis e combate às mudanças climáticas.
• Inovação e Desenvolvimento Econômico Sustentável: Incentivo à transformação digital e novas tecnologias.

Para o coordenador do MM2032, Raimundo Soares, a participação da sociedade, especialmente as lideranças mineiras, será fundamental para que essa transformação continue acontecendo. “Priorizaremos os eixos estruturantes porque faltam apenas cinco anos para 2030. Juntos, podemos fazer de Minas um estado referência em inovação, sustentabilidade e desenvolvimento humano. Devemos investir ainda mais na facilitação acerca dos ODS, fomentar sua prática e favorecer a integração dos setores rumo ao mesmo propósito, que ninguém seja deixado para trás. E os líderes são primordiais para isso”
Soares destaque, ainda, que os eixos trabalhados em 2025 estão alinhados à mobilização social pela elaboração e fortalecimento de políticas públicas e iniciativas privadas voltadas à inovação e sustentabilidade.
Participe do MM2032: Faça sua inscrição pelo e-mail [email protected] ou pelo fone (31) 9 95 26 01 89.
Ouça a rádio de Minas