Movimento Minas 2032 lança e-book sobre ODS

A educação sempre é o desafio e o caminho. Este ano, a prévia da Oitava Edição do Relatório Luz, apresentada em Nova York, em julho, mostrou que 64% das 169 metas distribuídas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) tiveram desempenho negativo. O ODS da educação está entre os piores resultados.
Das dez metas avaliadas ligadas ao ODS4 – “assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos”, cinco estão em retrocesso, duas estão ameaçadas, uma estagnada e outras duas com progresso insuficiente.
A dificuldade de avançar na educação é um sintoma grave em nosso País. Sabemos que o resultado do relatório tem a ver com ataques ao processo das políticas públicas e de tentativas de privatização, redução de investimentos e um descaso durante a pandemia nas escolas públicas.
Porém, quando a gente coloca uma lente de aumento, observamos que o problema é crônico porque alimenta um ciclo de pobreza em que a má gestão pública, parte do setor privado e algumas camadas sociais são coniventes. Quem observa sem agir em benefício da educação, também é.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Enquanto cidadãos, devemos criar formas de entendimento da pauta da Agenda 2030. Falar em ODS, em sustentabilidade, Nova Economia, justiça social precisa ser normalizada como oportunidade de construção de um futuro em conjunto.
O desafiador século XXI traz em si a chance de fazermos um mundo mais colaborativo, com ferramentas tecnológicas, inovação social, partilha e construção de saber em pequenas iniciativas. Nesse exercício de micropolítica apartidário, pautado pelo pensar global e agir local, nasce o Caderno Movimenta Minas, o e-book da transformação. Leia a matéria para conhecer a proposta e seja parceiro para espalhar essa ideia!
Leia a reportagem: E-book do MM2032 quer inserir pauta da sustentabilidade no dia a dia da sociedade
Ouça a rádio de Minas