Movimento Minas 2032

Movimento Minas 2032 realiza seminário que reúne especialistas, Terceiro Setor e poder público em BH

Evento também marca o aprofundamento dos trabalhos do Grupo de Trabalho do MM2032 – Inovação e Sustentabilidade
Movimento Minas 2032 realiza seminário que reúne especialistas, Terceiro Setor e poder público em BH
Foto: Reprodução Freepik

O Movimento Minas 2032, pela Transformação Global, MM2032, por meio do seu Grupo de Trabalho Inovação e Desenvolvimento Sustentável, realiza no dia 12 de agosto, no Minascentro, em Belo Horizonte, o seminário “Sustentabilidade: Presente e Futuro”. O evento, gratuito e com vagas limitadas, reunirá representantes do setor produtivo, do Terceiro Setor, do poder público e especialistas para debaterem os desafios e oportunidades de desenvolvimento sustentável nos próximos cinco anos, com base nas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

A programação contará com quatro painéis temáticos e duas apresentações especiais, abordando desde a competitividade econômica com responsabilidade ambiental até boas práticas de inovação nos municípios mineiros.

O evento também marca o aprofundamento dos trabalhos do Grupo de Trabalho do MM2032 – Inovação e Sustentabilidade, coordenado por Hernani Castro Júnior, que acredita no poder das redes e da tecnologia para acelerar o desenvolvimento local. “O seminário é um convite à ação. Precisamos nos mover agora para que, em 2030, Minas Gerais tenha se tornado referência em práticas sustentáveis, inovação e desenvolvimento humano. Os próximos cinco anos serão decisivos. Este encontro é um ponto de partida e, ao mesmo tempo, uma celebração do que já está dando certo nos territórios”, defende Castro.

Entre as apresentações confirmadas estão a palestra sobre “A evolução tecnológica no desenvolvimento municipal e regional”, com o CEO da Interact Place, Guilherme Frade; e a explicação da ferramenta Mandala dos ODS, com os argentinos Júlio Fassa e Edgardo Cáceres, que ilustrarão como os municípios podem monitorar e acelerar o cumprimento das metas globais com base em evidências e dados territoriais.

O evento é parte das estratégias do Movimento Minas 2032 para fomentar uma visão de futuro baseada nos princípios da Agenda 2030, contribuindo para que Minas Gerais avance de forma mais justa, inovadora e sustentável.

Para a presidente e diretora editorial do Diário do Comércio e coordenadora do MM 2032, Adriana Muls, o seminário representa um marco na mobilização de diferentes setores da sociedade em torno de uma agenda comum de transformação. “Minas só avançará de forma sustentável se todos os setores – público, privado e social – estiverem alinhados em torno de metas claras, com foco no bem comum. O Movimento Minas 2032 tem esse papel: articular, inspirar e dar visibilidade a iniciativas que mostram que é possível crescer com responsabilidade e inclusão”, ressalta.

A presidente completa ainda que, em 2025, o movimento passou por ajustes em sua governança visto que faltam apenas cinco anos para 2030 e ainda falta muito para alcançar bons resultados nas 169 metas dos 17 ODSs em Minas Gerais.

Participe do MM2032

O Movimento Minas 2032 (MM2032), idealizado pelo Diário do Comércio e pelo Instituto Orior, é uma iniciativa intersetorial que visa mobilizar a sociedade mineira para o alcance dos ODS da ONU até 2030. Com uma governança renovada em 2025, o MM2032 estrutura-se em cinco Grupos de Trabalho (GTs), cada um com metas específicas alinhadas à Agenda 2030.

Grupos de Trabalho e metas

Os grupos de trabalho e suas metas são os seguintes:

• GT 1 – Articulação: Foca a criação de pontes entre os diversos setores da sociedade. Entre suas principais entregas estão a criação da Frente Parlamentar dos ODS e ESG de Minas Gerais na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), a elaboração de uma matriz de relacionamento interinstitucional e o fortalecimento da articulação intersetorial.
• GT 2 – Educação, Renda e Saúde: Investe na formação de lideranças, no fortalecimento do empreendedorismo e na promoção do bem-estar coletivo.
• GT 3 – Inovação e Desenvolvimento Sustentável: Impulsiona cidades inteligentes, estimula práticas empresariais alinhadas aos ODS e promove soluções tecnológicas sustentáveis.
• GT 4 – Voluntariado, Liderança e Cultura de Doação: Disseminar o engajamento social e a cultura de doação como motores de transformação.
• GT 5 – Meio Ambiente: Trabalha pela transição ecológica justa, fortalecendo a participação de Minas na agenda climática global e preparando propostas concretas para a COP30.

A nova estrutura de governança permite maior eficiência, colaboração e impacto, conectando as demandas locais às soluções globais. Para participar, organizações e lideranças podem entrar em contato por meio dos canais oficiais do Diário do Comércio ou com as entidades parceiras que apoiam o movimento, como a Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (Fundamig), o Sistema Ocemg e o Instituto Orior. A participação é aberta a todas as organizações e lideranças comprometidas com a transformação sustentável de Minas Gerais.

Adriana Muls finaliza convocando a participação de todos: “O futuro sustentável do planeta depende da participação de quem tem poder de decisão, capacidade de influência e compromisso com um desenvolvimento mais justo, inovador e regenerativo”.

Como fazer

Para saber mais ou se engajar, inscreva-se já no seminário “Sustentabilidade: Presente e Futuro”. Seja a transformação, no link. Participe do MM2032 acessando o formulário.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas