Com nova sede em BH, NIC completa 30 anos trabalhando pela integração das ciências

Criado em 1994, o Núcleo de Integração da Ciência (NIC) inaugura nova sede em Belo Horizonte, no bairro Mangabeiras, região Centro-Sul da Capital. Nesta sexta-feira (21) e no sábado (22), o local contará com uma série de atividades para apresentar a Metodologia NIC de Transformação Territorial Integrada e seus temas principais, como a promoção da longevidade e bem-estar.
Entre os palestrantes, estão pesquisadores e lideranças estrangeiros como a presidente do GWEI Lynnea Bylund (EUA); o fundador da Gaiasoft, Morel Fourman (Inglaterra); o fundador do movimento Ubuntu, Michael Tellinger (África do Sul); os empresários sociais indianos Rajat Handa e Kavish Saluja, além de outros.
O evento começa às 17 horas desta sexta, com a palestra “A Era Integrativa”, em uma contextualização sobre o conceito e sua importância na Revolução Industrial 5.0, e uma apresentação dos projetos do NIC.
Já no sábado haverá uma programação de painéis com a presença de palestrantes de referência em cada temática. Em “Longevidade, Saúde e Bem-Viver”, eles vão abordar a importância de uma indústria de longevidade e de se refletir sobre uma qualidade de vida comum.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
De acordo com a presidente do NIC, Emília Barros, os presentes também vão conhecer, em primeira mão, o “Projeto Igarassu: Patrimônio Natural da Humanidade”, que vai promover a transformação da cidade pernambucana com uma perspectiva integrada de prosperidade a partir do turismo do bem-viver. O dia ainda vai marcar o anúncio do lançamento mundial da campanha “Love in Action”, do Instituto Gandhi, que será desenvolvida em parceria com o NIC e executada globalmente em 2025.
“O Brasil ainda não tem um polo da indústria da longevidade. Esse projeto em Pernambuco, que envolve a comunidade, governo, academia e lideranças sociais locais, tem como foco o desenvolvimento da cadeia produtiva da longevidade, explorando, fomentando e criando novas experiências naquele território”, explica Emília Barros.
Estreia de documentário sobre Gandhi
O evento tem o seu encerramento no domingo (23), no auditório do Museu Histórico Abílio Barreto, também na região Centro-Sul de BH. No local, haverá a première brasileira do documentário “O Legado de Gandhi” (Ahimsa Gandhi: The Power of the Powerless), seguida de um bate-papo com o diretor indiano Ramesh Sharma. O filme apresenta Mahatma Gandhi e sua filosofia de “Ahimsa” (não-violência), explorando sua profunda influência em momentos cruciais da história.
Para acompanhar a programação de inauguração da nova sede institucional do Núcleo de Integração das Ciências, basta adquirir entradas pelo site institutonic.org com diferentes pacotes para a participação presencial ou acesso à transmissão online das atividades.
O trabalho de integração das ciências do NIC e a programação comemorativa dos seus 30 anos e a nova sede na Capital estão alinhados com o Movimento Minas 2032 – pela transformação global (MM2032).
Liderado pelo Diário do Comércio, o MM 2032 propõe uma discussão sobre um modelo de produção duradouro e inclusivo, capaz de ser sustentável, e o estabelecimento de um padrão de consumo igualmente responsável, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde 2015.
Ouça a rádio de Minas