ONU seleciona especialistas mineiros em ESG para participar da COP 29

A partir do dia 11 de novembro, o urbanista Sérgio Myssior e o biólogo Thiago Metzker, à frente do Grupo MYR e do Instituto Bem Ambiental (Ibam), estarão entre os Observadores Internacionais selecionados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Conferência das Partes sobre as Mudanças Climáticas (COP 29). Até o dia 22, representantes de 198 países, organizações não governamentais e lideranças estarão reunidos em Baku, Azerbaijão, buscando metas mais ambiciosas para a redução das emissões de gases de efeito estufa. Um dos pilares propostos para o quadro de ação da COP 29 é o financiamento climático, subsidiando recursos para a adaptação dos grupos, cidades e países mais vulneráveis ao cenário de eventos climáticos extremos que já afligem o planeta.
Os mineiros participarão de debates de alto nível, na chamada Blue Zone, ao lado de negociadores governamentais, convidados e imprensa especializada. Diariamente, Sérgio Myssior e Thiago Metzker irão compartilhar informações, análises técnicas e um olhar apurado sobre as principais discussões da conferência. “A COP 29 representa um momento-chave de compromisso com ações climáticas mais ambiciosas, alinhadas com a missão de limitar o aquecimento global a 1,5°C em relação aos níveis pré-industriais”, declara Myssior. A regulação do mercado de carbono global também integra o escopo de mobilização mundial do encontro deste ano.
“A prioridade brasileira será incrementar significativamente a meta de financiamento para ações de adaptação climática e mitigação dos gases de efeito-estufa, já que os países considerados desenvolvidos foram os maiores responsáveis pelos atuais níveis das emissões”, assinala o urbanista. Sede da COP 30 no próximo ano, o Brasil se uniu aos Emirados Árabes Unidos e Azerbaijão em uma parceria inédita, a Troika. A aliança concretiza o esforço coordenado pelas presidências das COPs 28, 29 e 30 para intensificar a cooperação internacional, ampliar as ações e recursos para o combate às mudanças climáticas, além de buscar a garantia das metas nas novas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), que serão apresentadas em 2025.
“Nossa participação na COP 29 é parte da jornada para a COP 30, que será realizada em Belém (PA), no próximo ano, reforçando o compromisso do Brasil com as iniciativas colaborativas para unir os países na resposta urgente à crise do clima”, sublinha Metzker. “Nosso intuito é estreitar ainda mais as parcerias na conferência de 2024 e trazer para os brasileiros uma visão prática, técnica e crítica, diariamente, por meio de boletins e lives, que serão divulgados em nossas redes e nos parceiros de mídia e comunicação”, acrescenta o biólogo.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Há mais de 20 anos, o Grupo MYR vem desenvolvendo soluções de classe mundial, atendendo instituições multilaterais, como o Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), CAF e Agência Alemã GIZ, além de clientes públicos e privados em todo o país. A atuação do grupo nas áreas de energias renováveis, saneamento, mobilidade, cidades, green buildings e mudanças climáticas se estende ao Canadá, com uma equipe composta por geógrafos, biólogos, engenheiros, arquitetos/urbanistas, cientistas sociais e administradores. A expansão da gigante dinamarquesa Novo Nordisk, a implantação do maior projeto fotovoltaico da Vale e o desenvolvimento urbano sustentável de municípios em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Goiás e Tocantins são destaques recentes da trajetória do Grupo MYR.
Ouça a rádio de Minas