‘Opinião Minas – Diálogos DC’ debate meio ambiente, inovação, educação e cultura

Dando continuidade à série ‘Opinião Minas – Diálogos DC’, parceria entre o Diário do Comércio e a Rede Minas para tratar sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), foi ao ar, na última terça-feira (5), o bate-papo sobre Meio Ambiente. Este encontro contou com a participação do subsecretário de Gestão Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Diogo Melo Franco; do biólogo e geógrafo, Bernardo Machado Gontijo; e da ativista climática, Julia Espeschit.
O objetivo desta parceria inédita é discutir a sustentabilidade e jogar luz sobre os ODS, aproximando-os da população. De acordo com Franco, a conexão entre a mudança do clima com os ODS é constante.
“À medida que formos evoluindo nos objetivos e atingindo as metas, nós vamos, consequentemente, atingir as metas de adaptação e mitigação à mudança climática. Então, a conexão das agendas é muito importante, assim como o trabalho que a Organização das Nações Unidas (ONU) faz, assim como o Estado tanto quanto os outros governos, para que a população entenda onde precisamos chegar. Pois o caminho é longo”, destacou o subsecretário.
Para aproximar os ODS da população, a série da Rede Minas em parceria com o Diário do Comércio vem trazendo para reflexão temas como:
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
- a importância da mobilização social;
- a relevância de Minas Gerais para o cumprimento de uma agenda sustentável;
- como a população tem se engajado;
- e como está a articulação dos diversos setores da sociedade pelas esferas econômica, educativa, cultural e ambiental, envolvendo os 17 ODS e as 169 metas globais.
Veja o programa Opinião Minas – Diálogos DC sobre os ODS e o Meio Ambiente
Já na última quarta-feira (6), foi a vez da Inovação ser o tema principal durante a série ‘Opinião Minas – Diálogos DC’. Nesta conversa, participaram o economista e CEO BH-TEC, Marco Crocco; o CEO da Aperam, Frederico Ayres Lima; e o jornalista do Diário do Comércio, Leonardo Morais.
Segundo Crocco, é necessário aliar as pautas dos ODS com intencionalidade, ou seja, com o objetivo de fazer acontecer. “E esta é a principal decisão que temos que tomar. As pautas dos ODS estão aí para 2030. Temos prazos para mudanças climáticas e temos que alcançar determinados objetivos definidos pela COP 21 em 2015, para evitar o aquecimento global. Então, vamos conseguir se tivermos intencionalidade e vontade de fazer”, destacou.
O gestor também elencou pontos importantes para alcançar o sucesso nas pautas dos ODS. “Intencionalidade e vontade passam por políticas públicas, comportamento empresarial, conscientização do consumidor e por uma série de atividades e comportamentos que nos levam a chegar a este ponto, que é o principal motor”, enumerou ele.
Assista aqui a abordagem do programa Opinião Minas – Diálogos DC sobre os ODS e a Inovação.
No programa desta quinta-feira (7) o tema abordado será: Educação e Cultura. O programa vai ao ar às 20:30 na Rede Minas e poderá também ser visto pelo YouTube. Participam deste encontro: a educadora e escritora, Luana Tolentino; a diretora do Festival Literário Histórias da Floresta, Flávia Milbratz; e a jornalista do Diário do Comércio, Élida Ramirez.
Ouça a rádio de Minas