Educação é o tema do penúltimo programa da série ‘Opinião Minas – Diálogos DC’

No programa ‘Opinião Minas – Diálogos DC‘, parceria entre o Diário do Comércio e a Rede Minas, desta quinta-feira (7) o tema tratado foi Educação e Cultura. Participaram do encontro a educadora e escritora, Luana Tolentino; a diretora do Festival Literário Histórias da Floresta, Flávia Milbratz; e a jornalista do Diário do Comércio, Élida Ramirez.
A série ‘Opinião Minas – Diálogos DC’, foi criado para tratar dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e aproximá-los da população.
Segundo a educadora e escritora, Luana Tolentino, infelizmente vivemos em um País que tem escolhido ofertar uma educação que não é de qualidade para a maior parcela da população, a que frequenta as escolas públicas.
“Nessas escolhas, a escola pública tem sido um instrumento para garantir a manutenção das desigualdades sociais no País. Vivemos um processo muito grave e sério, da precarização do ensino público. Há também uma falta de valorização dos profissionais de educação, dos docentes, e isso tudo deságua nos números que comprometem o desenvolvimento sustentável apregoado pela ONU”, considerou.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Para a jornalista do Diário do Comércio, Élida Ramirez, os indicadores estão apontando para a baixa qualidade do ensino público. “Se formos avaliar, não tem nada bom. A escola pública, que atende a maior parte das pessoas, e deveria trazer um ensino de qualidade, hoje, não tem mais essa performance”, reforçou.
Já a diretora do Festival Literário Histórias da Floresta, Flávia Milbratz, falou sobre o festival e destacou que ele existe para criar experiência. “O projeto é todo interativo, e gera encontro com grandes autores, com histórias, apresentação artística, onde a própria instalação é viva, onde tudo pode ser tocado. A floresta tem vídeos, tem histórias narradas que as crianças podem ouvir. Então é um projeto pensado com muito carinho para sensibilizar, semear o coração e a mente de todas as gerações, para que possamos viver em um espaço diferente, múltiplo, que respeita a diversidade e que, acima de tudo, valoriza a vida”, salientou.
Veja na íntegra o programa Opinião Minas – Diálogos DC sobre os ODS e a Educação
Nesta sexta-feira (8), às 20h30, na Rede Minas, vai ao ar o último episódio do ‘Opinião Minas – Diálogos DC’, que vai tratar do tema Economia. Para esta conversa, foram convidados o economista e professor, Mário Rodarte; a socióloga e professora, Mônica Barros; a presidente da Cufa/MG, Marciele Delduque; e o diretor executivo da Rede Cidadã, Fernando Alves. Este episódio encerra a programação da série de entrevistas sobre os ODS.
Conheça algumas curiosidades sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:
- foram estabelecidos em 2015, durante a Cúpula das Nações Unidas;
- abordam o fim da pobreza, a proteção do meio ambiente e do clima e a garantia de paz e de prosperidade;
- envolvem empenho do poder público, da iniciativa privada e da sociedade.
Ouça a rádio de Minas