Movimento Minas 2032

Primeira temporada do programa ‘Opinião Minas – Diálogos DC’ começa em novembro; saiba mais

Produção é fruto de uma parceria entre a Empresa Mineira de Comunicação (EMC) e o jornal Diário do Comércio
Primeira temporada do programa ‘Opinião Minas – Diálogos DC’ começa em novembro; saiba mais
A presidente do Diário do Comércio, Adriana Muls; professor Raimundo Soares, coordenador do MM2032, e a apresentadora do programa, Érica Vieira | Crédito: Divulgação Opinião Minas Diálogos DC

A primeira temporada do programa Opinião Minas – Diálogos DC, fruto de uma parceria entre a Empresa Mineira de Comunicação (EMC) e o jornal Diário do Comércio, foi gravada nos estúdios da emissora nesta semana. A série será lançada entre os dias 4 e 8 de novembro, às 20h30, na TV Rede Minas e nas redes sociais do Diário do Comércio.

Serão cinco programas especiais que utilizarão os eixos do Prêmio José Costa como pano de fundo para as discussões sobre como os ODS estão sendo disseminados e absorvidos pelos mineiros. A premiação realizada pelo Movimento Minas 2032 – Pela Transformação Global (MM2032), iniciativa do Diário do Comércio e Instituto Orior, reconhece iniciativas que promovem transformações positivas na sociedade, alinhadas à Agenda 2030. A missão do MM2032 é facilitar o alcance das metas da ONU. A EMC e a Rede Minas, integrantes do movimento, somam-se a ao desafio de facilitar e fomentar a pauta.

A sinergia entre os dois veículos de comunicação visa facilitar o entendimento sobre a pauta dos ODS, incentivar a mobilização social, analisar o papel de Minas Gerais no cumprimento dessa agenda global e mostrar como a população mineira tem se engajado nesse processo, promovendo a articulação entre os três setores.

“A ONU faz um apelo importante à sociedade com iniciativas que buscam melhorar setores que vão da economia ao meio ambiente. Essas práticas merecem ser abraçadas pela população, iniciativa privada e poder público. Destrinchar as ações e torná-las claras para esses setores é papel da imprensa. Para isso, a Empresa Mineira de Comunicação, representada pela Rede Minas, está junto com o Diário do Comércio nessa missão”, disse o presidente da EMC, Gustavo Mendicino.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


A aliança entre os dois veículos já começou. O programa Opinião Minas, da Rede Minas, se uniu ao jornal para dar início à série “Diálogos DC”. Com apresentação de Érica Vieira, a atração especial começou a ser gravada nesta semana. Jornalistas do Diário do Comércio e especialistas participam dos debates, que vão ser exibidos em novembro. A partir de dezembro, esse formato entra na programação da atração, com uma edição mensal dedicada a temas importantes e debatidos pelos profissionais dos dois veículos.

O programa de entrevistas, criado há 25 anos, analisa os fatos do cotidiano por meio de entrevistas com especialistas das áreas da saúde, economia, educação e cidadania. A produção do programa, atenta à diversidade de análises, é alinhada à proposta dos Diálogos DC.

“Acredito que esse cuidado com a curadoria das fontes é essencial para a execução das entrevistas. Estamos o tempo todo falando de desenvolvimento social, cobrando o direito de se viver dignamente. A fonte convidada tem que estar alinhada com a nossa pluralidade populacional. O olhar do jornalista que foge do lúdico, da romantização dos problemas sociais, para mim, tem tudo a ver com a Agenda 2030, e é nesse sentido que a editoria do Opinião Minas se esforça”, defende a jornalista e produtora do programa, Millena Vieira.

A jornalista reforça que somos um país majoritariamente de mulheres e negros. Enfatiza que a proteção do planeta deve ser debatida junto aos povos originários, que são a linha de frente. Para ela, é necessário que se apure pensando em sair do óbvio do homem branco hétero para criar soluções concretas e resilientes.

Já o Diálogos DC é um mesacast do MM2032, que traz debates, histórias, cases, pesquisas e reflexões acerca de economia, educação, cultura e meio ambiente, sempre alinhados aos 17 ODS e às 169 metas globais, mostrando como pessoas e empresas fazem a diferença em suas comunidades, podendo ser agente de projeto melhor e mais justo de nação. Em 2022, houve uma edição especial pelos 90 anos do jornal. As edições trazem sempre os oito eixos estruturantes do Prêmio José Costa. Para compor os cinco episódios da primeira temporada, os eixos foram estruturados da seguinte forma:

• Episódio 1 – Qualidade Ambiental
• Episódio 2 – Qualidade da Cidadania, da Democracia, de vida e bem-estar
• Episódio 3 – Qualidade da Inovação e Produção Tecnológica
• Episódio 4 – Qualidade da Cultura e Educação
• Episódio 5 – Geração e Distribuição de Riquezas e produção responsável e competitividade

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas