Movimento Minas 2032

Projeto criado em BH inspira jovens

Trabalho da ONG originou soluções de impacto social desenvolvidas e aplicadas Brasil afora
Projeto criado em BH inspira jovens
O Crie o Impossível já alcançou 50 mil estudantes de escolas públicas de 3 mil municípios de todo o Brasil | Crédito: João Henrique Couto

Desenvolver habilidades e competências empreendedoras de alunos do ensino público brasileiro. O trabalho que vem sendo realizado pela ONG belo-horizontina Embaixadores da Educação desde 2013 já dá resultados na prática e pode ser contemplado em soluções e projetos de impacto social desenvolvidos por jovens Brasil afora. Do engajamento nas inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a cuidados com a saúde mental, são diversos os temas e problemáticas tratados por milhares de adolescentes na jornada Empower

É na jornada que a instituição capacita os jovens e dá todo o suporte para a criação e aplicação dos projetos que são desenvolvidos a partir de problemas identificados nas escolas e comunidades. Os melhores são premiados com bolsas de estudo, intercâmbios e cursos diversos. Quem conta é a cofundadora e CEO do Embaixadores da Educação, Guilhermina Abreu.

“Neste ano, os projetos devem atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e, ao final da jornada, os alunos destaque receberão mais de R$ 10 milhões em bolsas de estudo integrais para aprender inglês, fazer intercâmbio, cursar uma faculdade, entre outros prêmios. Mas sabemos que o prêmio maior é a oportunidade de criar soluções com o poder de mudar seus futuros”, ressalta.

Durante a jornada Empower, os estudantes têm acesso a uma plataforma que auxilia na identificação de problemas e na criação de soluções. Na plataforma são apresentadas uma série de desafios que podem ser a realidade da escola, como professores desestimulados, participação da família, bullying e discriminação, segurança, falta de recursos e evasão escolar. Uma vez identificado o problema, o aluno pode organizar suas ideias na plataforma e convidar os colegas para trabalharem no projeto, dividindo tarefas e definindo prazos de entrega para sua conclusão.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Crie o Impossível e o impacto social

E antes de ingressar nessa jornada, os alunos têm a oportunidade de conhecer personalidades e histórias para se inspirarem. É o Crie o Impossível, evento que reúne os jovens e apresenta 11 palestras de profissionais que trazem representatividade para os estudantes por terem origens semelhantes às deles. Embora ainda não revele os nomes de quem estará presente na próxima edição, Guilhermina Abreu conta que os convidados vão compartilhar suas histórias de vida, abordando dificuldades, desafios e caminhos possíveis para superação e conquistas.

“São sempre 11 escolhidos. O número é uma menção a um time de futebol, porque queremos que eles sonhem em se tornar empresários, ativistas ou pesquisadores, como sonham com a carreira de um jogador de futebol”, diz.

Já estiveram no palco do evento o produtor, diretor de criação e empresário KondZilla; a primeira mulher negra a ocupar uma posição de CEO no Brasil, na Lacoste, Rachel Maia; o rapper Emicida; a executiva do Google Lisiane Lemos; o fundador do jornal “Voz das Comunidades” Rene Silva e a médica e vencedora do BBB 2020 Thelma Assis.

Evento será transmitido

A 4ª edição do Crie o Impossível será transmitida ao vivo em escolas públicas de todo o Brasil para cerca de 100 mil alunos. O Crie o Impossível 2022 acontece no dia 3 de junho, das 8h às 12h e será sediado em Porto Alegre (RS), no Estádio Beira-Rio, com a presença de 10 mil alunos da rede pública de ensino. O evento é realizado pela ONG Embaixadores da Educação, correalizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e tem o apoio do Instituto MRV, do Instituto Localiza e da Alicerce Educação.

A cofundadora e CEO do Embaixadores da Educação lembra que, em três edições, o Crie o Impossível alcançou 50 mil estudantes de escolas públicas de 3 mil municípios de todo o Brasil, com 170 mil acessos na edição remota (2020), transmitida pelo canal oficial do TikTok no Brasil e pelo canal da ONG no YouTube. Além disso, os jovens que entraram para a jornada Empower já receberam mais de R$ 1 milhão em bolsas de estudo integrais.

“Começamos o projeto da ONG com uma turma de 40 alunos e nos sentimos realizados por, hoje, impactar todo o Brasil como agentes de transformação social. Nossa missão é impulsionar alunos de escolas públicas a se tornarem empreendedores e protagonistas, fazendo com que esses cases de sucesso sejam regra e não exceção”, garante.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas