Movimento Minas 2032

Terceiro Setor articula apoio às vítimas do Rio Grande do Sul

Segmento tem expertise em casos de emergências humanitárias por atuar em rede e ter diálogo com comunidades locais
Terceiro Setor articula apoio às vítimas do Rio Grande do Sul
Crédito: César Lopes / PMPA

A situação de emergência humanitária no Rio Grande do Sul mobilizou a Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (Fundamig), que tem atuado em colaboração humanitária junto à Confederação Brasileira de Fundações (Cebraf) e à Federação de Fundações e Associações do Rio Grande do Sul (Fundars) para uma atuação conjunta do Terceiro Setor frente ao desastre. As enchentes provocadas pelas chuvas já atingiram cerca de 1,5 milhão de pessoas em 425 cidades, deixando 116 mortos, 143 desaparecidos e mais de 337 mil desalojados (dados oficiais atualizados até sexta-feira, dia 10).

Leia Mais: Como os mineiros podem ajudar o Rio Grande do Sul? Veja iniciativas para apoiar

De acordo com a presidente da Fundamig, Solange Bottaro, a instituição e a Crebraf têm colaborado com ações estratégias a curto, médio e longo prazos por meio das diretrizes estabelecidas pela Fundars. A federação criou uma rede para conectar recursos, necessidades e soluções entre e para as Organizações da Sociedade Civil (OSC), que estão operando nessa catástrofe. Tudo está registrado e catalogado para melhor direcionamento dos gestores das OSCs e otimização dos recursos financeiros, materiais e humanos.

Tragédia Rio Grande do Sul
Crédito: Amanda Perobelli / Reuters

“Venho, em nome da Fundamig, pedir que organizações, empresários e cidadãos mineiros colaborem nesse momento trágico da história gaúcha. Aqueles que desejarem, usem nossa instituição para saber como ajudar de forma estruturada, eficaz e segura. Estou certa que a generosidade é força de Minas Gerais e sempre temos algo a doar”, convoca a presidente.

Superintendente da Fundamig, Julia Caldas explica que as OSCs são altamente qualificadas para esse tipo de atuação: “Estamos na ponta e temos expertise de trabalhar em rede com a sociedade fazendo a ponte com o setor público. Em casos de emergências humanitárias é fácil a gente ser braço dos Bombeiros, Defesa Civil, órgãos de assistência social, por exemplo, porque conhecemos e temos diálogo nos territórios em conjunto com as comunidades locais”.

Tragédia Rio Grande do Sul
Crédito: Wesley Santos / Reuters

Ela complementa, ainda, que o Terceiro Setor atua com gestão de excelência dos recursos recebidos, devolvendo para a sociedade R$ 9,70 em serviços essenciais para cada R$ 1 assegurado às filantrópicas em forma de imunidade tributária, segundo dados do estudo “A Contrapartida do Setor Filantrópico no Brasil”, realizada pelo Fórum Nacional das Entidades Filantrópicas (Foninf).

Para o presidente da Fundars, do Rio Grande do Sul, Nívio Lewis Delgado, é uma iniciativa primordial: “A situação é de insegurança e desarranjo social. Precisamos de água à reconstrução das cidades. Recursos, doações e voluntariado são fundamentais. Toda iniciativa conta. Quem não precisa de ajuda, precisa ajudar!”

Veja algumas iniciativas de apoio às comunidades afetadas e participe das ações solidárias:

Servas

O Serviço Social Autônomo, Servas, está recebendo doações de cobertores, água potável, produtos de higiene e limpeza e alimentos não perecíveis.
Endereço: av. Cristóvão Colombo, 683 – Funcionários, Belo Horizonte.
Pix: ppeservas.org.br

Cruz Vermelha

A Cruz Vermelha Brasileira, CVB-MG e a CVB afiliada Rio Grande do Sul uniram esforços em campanha de arrecadação de dinheiro coletiva.
Os recursos podem destinados via site https://cvbrs.apoiar.co/
E as doações podem ser entregues para a CVB. Informações: (31) 3239-4200

Ação da Cidadania

A entidade está recolhendo itens essenciais, como alimentos prontos para consumo, materiais para cozinhas solidárias, água mineral, cobertores, colchões e produtos de higiene e limpeza nas cidades em Brasília e no Rio de Janeiro. Doações em dinheiro via site: https://www.acaodacidadania.org.br/
Ou Pix: [email protected].

Arrecadações tragédia Rio Grande do Sul
Crédito: Tomaz Silva / Agência Brasil

Visão Mundial

A instituição de atenção às crianças arrecada recursos para a destinação de Kits Ternura compostos de jogos pedagógicos para as mais de 15 mil crianças atingidas.
Doe em https://visaomundial.org.br/

Povos indígenas

As instituições Cimi Regional Sul, a ArpinSul e a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) atuam localmente com arrecadação de doações e nacionalmente com a levantamento de recursos para as mais de 8.000 famílias indígenas afetadas com as enchentes.
Instituições: Depósitos Banco do Brasil Agência 0321-2 – Conta Corrente 128891-1ou
Pix: código 566601e8-72b1-4258-a354-aa9a510445d1
Comissão Guarani Yvyrupa (CMY) organização indígena – Pix: código 21.860.239/0001-01.

Resgate de animais

A Bom pra Cachorro trabalha no resgate dos cachorros e outros animais em situação de vulnerabilidade durante as enchentes e inundações.
Pix: utilizando [email protected] ou pelo CNPJ: 24.494.672/0001-69

Refugiados

A Acnur, agência da ONU para refugiados, em parceria com autoridades públicas, organizações da sociedade civil atua no apoio emergencial e abrigo temporário para pessoas brasileiras, refugiadas e migrantes que foram deslocadas devido às inundações. Localmente, há o recebimento de doações e em todo o país, campanhas, especialmente, as permanentes para a manutenção dos recursos para esse público.
Site: https://doar.acnur.org/

Periferia e empresário em ação

O Instituto Gol e Central Única das Favelas (Cufa) uniram na logística de doação. A Cufa arrecada e GOLLog envia roupas, roupas de cama e banho, itens de higiene pessoal e utensílios domésticos.
Quem quiser doar diretamente nos postos de coleta, deve acessar: https://www.gollog.com.br/atendimento/lojas-gollog

Gerando Gaviões

A Gerando Gaviões está intensificando o apoio às instituições parceiras da rede que atuam no Sul do País. As imagens fornecem detalhes sobre como ajudar, incluindo informações de Pix, endereços e os itens necessários. A campanha de comunicação fortalece o trabalho do Terceiro Setor local para beneficiar as organizações:

  • Instituto Ascendendo Mentes
    https://www.ascendendomentes.org.br/
    Pix: 3997451200019
  • Instituto Capoeira Social
    https://institutocapoeirasocial.com.br/
    Pix: [email protected]
  • Ong Juntos Somos Mais Fortes
    https://ici.ong/juntos-somos-mais-fortes
    Central de Doações (51) 3331-8704
  • Instituto Dia do Amor
    https://www.diadoamor.org.br/
    Pix: 36.287.872.0001-20
Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas