Movimento Minas 2032

Todos em prol da saúde e bem-estar no País

Relatório Luz 2024 aponta que 69,5% das metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 tiveram resultados negativos
Todos em prol da saúde e bem-estar no País
Foto: Adobe Stock

O Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde, 6 de abril, e o Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, trazem a oportunidade de pensarmos chegar a 2030 mais próximos às metas das Nações Unidades para a saúde. Os resultados do Relatório Luz 2024 mostram que ainda há muitos desafios a serem transpostos no Brasil. De acordo com o estudo, 69,5% das metas do ODS 3 – Saúde e Bem-Estar tiveram resultados negativos, incluindo retrocessos, estagnação e ameaças.

De acordo com especialistas, a redução do orçamento da saúde em 2022 impactou diretamente a qualidade e a disponibilidade dos serviços. Apesar do aumento na dotação orçamentária em 2023, os investimentos efetivos ficaram abaixo da média e, com isso, a população ficou menos assistida.

A meta em retrocesso, que avalia o combate ao uso de substâncias nocivas, mostra que estamos negligenciando o consumo abusivo de álcool. Os impactos sociais e econômicos são severos com a perda de centenas de milhares de vidas e gastos de mais de R$ 18,8 bilhões com custos diretos e indiretos relacionados ao consumo de álcool.

Diante desse cenário, convoco gestores públicos, empresários, Terceiro Setor e a sociedade organizada para implementar políticas eficazes para reverter esses retrocessos. Urgentemente. O fortalecimento do SUS, a ampliação da cobertura vacinal, campanhas de prevenção e investimentos em saúde mental são medidas essenciais para garantir um futuro mais saudável para todos nós. 

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Leia também: Relatório Luz 2024: promoção do ODS 3 é ainda distante para os brasileiros

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas