Branding adequado aumenta valor do negócio no mercado

O branding é capaz de colocar uma empresa no mapa ao diferenciá-la dos competidores, além de construir sua reputação e promovê-la para o público certo. Uma boa estratégia de branding pode aumentar o valor que o negócio tem no mercado, fazendo com que consumidores sejam capazes de associar a marca aos valores nos quais acredita.
“Uma comunicação clara, um posicionamento correto, no fim, vai trazer mais clientes e aumentar o faturamento, já que a empresa consegue ser mais assertiva”, observa a analista da unidade de inovação e competitividade do Sebrae Minas, Juliana Orsetti.
E para ter bons resultados, é importante não só definir bem quais são os valores que devem ser repassados para as pessoas, como também conhecer a fundo o mercado.
Agora, você sabe o que é branding? Não se trata apenas de uma identidade visual. Há alguns anos o branding era identificado como o nome, o slogan, o símbolo e o design de uma marca.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Hoje, ele representa tudo o que é relacionado ao negócio, do ponto de venda à comunicação. É importante destacar que as campanhas e ações de branding não são o mesmo que marketing.
O branding ajuda a informar às pessoas o que elas podem esperar da empresa, dos seus produtos e serviços e o que os diferencia em relação aos concorrentes. Ele define tudo o que a empresa faz interna e externamente e é por isso que é tão importante.
A especialista do Sebrae Minas ressalta que não basta apenas falar e mostrar a qualidade de um produto e serviço, as empresas precisam se posicionar no mercado, daí a importância do branding, que é uma forma de criar autoridade, bem como de um relacionamento com o cliente, que acaba se fidelizando.
“É fazer com que esse cliente perceba a marca dele e reconheça nessa marca aquele valor que o cliente está buscando”, diz.
Juliana Orsetti explica que o Sebrae Minas pode ajudar o empreendedor por meio do programa Sebraetec, que é uma consultoria com atendimento personalizado. “É um atendimento sob medida para aquele negócio. Além da solução específica do branding, o Sebrae oferece várias outras que ajudam a construir a jornada do empreendedor”, observa.
Importância
O sócio da Casa VM, Eugênio Luís Moreira dos Santos, afirma que, diante de um mercado com a concorrência cada vez mais acirrada, as empresas têm que ter consciência da importância do branding para a construção e o posicionamento da marca. “É mais que um logotipo ou logomarca de uma empresa, envolve a criação dos princípios, a missão e os valores da empresa. É a personalidade, a essência da marca”, diz.
Para ele, é importante que os funcionários da empresa estejam alinhados com o propósito do empreendimento, que entendam a missão, a cultura e os valores. O que é uma das recomendações do Sebrae Minas, que os colaboradores possam ser “embaixadores” da marca, ou seja, aquela pessoa que tem afinidade com a empresa e é capaz de fortalecer a sua reputação. Veja a seguir as dicas do Sebrae Minas para um branding de resultados:
- Defina um propósito – Criar valores e significados para a sua marca é imprescindível;
- Trabalhe (literalmente) a imagem que você está transmitindo. Invista em tudo que represente visualmente a sua marca. O logo, por exemplo, é atual? Conversa com os valores da empresa? As cores utilizadas nas comunicações são coerentes ou têm algum significado?
- Tenha estratégia: aplique os quatro Ps do marketing, também conhecidos como “Mix de Marketing”: produto/serviço, preço, praça e promoção;
- Tenha consciência de que, dentre os principais embaixadores da sua marca, está a sua equipe. Que tal avaliar o quanto os próprios colaboradores compreendem a sua marca e o que ela prega ou promete?
- Crie um diferencial: o que o seu produto ou serviço oferece que fará o consumidor optar por ele, e não pelo do concorrente?
- Estude o seu público e qual a melhor maneira/canal de chegar até ele;
- Inove na forma de divulgar o seu produto ou serviço, isso pode chamar muita a atenção de potenciais consumidores.
Santos diz que buscou ajuda do Sebrae Minas, por meio do Sebraetec. Ele afirma que o primeiro nome da empresa, que atua no segmento de paisagismo e de pré-moldados, foi a Casa Verde, que recebeu críticas por estar associada a outro empreendimento de uma das cidades da região, Patos de Minas, no Alto Paranaíba, que era uma boate.
O nome da empresa, localizada em Lagoa Formosa, foi alterado para Casa Decor, que era associada a uma loja de decorações. Foi neste momento que o empreendedor percebeu a importância de contar com o apoio de especialistas em branding.
Em seguida, o nome foi alterado para Casa VM, que são as iniciais do nome da matriarca da família, Vanda Moreira, que tem relação com o negócio, que é familiar, e é uma homenagem à mãe.
Santos lembra que chegou a cursar agronomia e engenharia ambiental, graduações que não foram concluídas, e trabalhou em diversas áreas, só que o que ele realmente gosta é de ser empreendedor.
“Eu já vendi coxinha, já trabalhei em farmácia, supermercado, também já vendi aquecedor e revendia energia solar até abrir a empresa”, enumera. Hoje, são três unidades que atendem Lagoa Formosa e outras cidades, como Patos de Minas e Carmo do Paranaíba. E, em breve, pretende atuar com e-commerce. “Estamos montando o protótipo com o apoio do Sebrae”, diz.

Empresário fez consultoria de branding e diversos cursos do Sebrae Minas
O empresário Rodrigo Borges Rocha, mais conhecido em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, como “bodão”, disposto a aprender, coleciona cursos e consultorias do Sebrae Minas, uma delas foi de branding e identidade visual pelo Sebraetec, que é uma consultoria de inovação do Sebrae, que oferece soluções nas áreas de desenvolvimento tecnológico, design, produção e qualidade e sustentabilidade.
Ele diz que uma das ações desenvolvidas foi analisar a empresa e o que os clientes achavam sobre a Bodão Rural Ltda, que atua no segmento agropecuário e pet. “É importante o suporte de uma consultoria, uma visão de fora da empresa para saber o que pode melhorar mais”, observa.
Ele também participou do Empretec, que é um seminário desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU), promovido em 40 países e que no Brasil é ministrado exclusivamente pelo Sebrae. “Foi um divisor de águas, eu recomendo esse e os diversos cursos e consultorias do Sebrae”, aconselha
Também fez o curso de Líder Coach, indicado para pessoas em situação de liderança e que desejam conhecer os novos conceitos de liderança de alta performance, já que conta com uma equipe de quase 50 pessoas e está no mercado há nove anos e meio.

Ouça a rádio de Minas