Empresas reforçam conexão estratégica com novo consumidor

A mudança do comportamento do consumidor nos últimos anos culminou, entre outras coisas, em uma maior necessidade de o empresário, de qualquer segmento, se atentar às necessidades e até mesmo preferências de quem adquire seu produto ou serviço. O maior acesso a informações e a busca pela competitividade também despertam em quem empreende um olhar estratégico para a jornada do cliente, transformando processos em propósitos, capazes de impulsionar negócios e garantir resultados.
E o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas), sempre atento às tendências e dotado das melhores práticas, consegue acompanhar todas essas transformações e auxiliar empresários em uma relação cada vez mais próxima e próspera com os consumidores. Uma relação que também deixou de ser unilateral e uniu empresas e clientes em movimentos complementares.
Esse processo inicia-se pela própria identificação do cliente, já que a competitividade, vista hoje em todos os mercados, permite com que um cliente em potencial seja disputado – e conquistado – por diversas marcas. Daí a importância e a necessidade de as empresas conhecerem a fundo seus consumidores, compreendendo suas dores, necessidades e anseios. Segundo especialistas, esse é o ponto de partida para a entrega de uma experiência verdadeiramente satisfatória.
Mas o processo vai além e o Sebrae, por meio do Sebraetec, disponibiliza consultorias e capacitações, que auxiliam os empreendedores nesse processo. São três principais:
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
- Acelera Digital: solução que auxilia o empreendedor a criar ou estruturar sua presença em plataformas digitais, aumentando a visibilidade e o posicionamento da empresa no ambiente virtual.
- Boas Práticas em Ambientes Comerciais: curso para que o empresário aprenda a adotar estratégias de ambientação e visual merchandising, tornando o negócio mais atrativo e comercial.
- Cliente Oculto: consultoria de relacionamento com o cliente em busca de soluções adequadas para o negócio, gerando insights valiosos de melhoria, que incluem as necessidades, satisfações e descontentamentos dos consumidores.
Essas e outras experiências já têm sido experimentadas por diversas empresas em Minas Gerais. Mais precisamente no município de Arinos, no Noroeste do Estado, uma parceria bem-sucedida entre prefeitura e o Sebrae Minas permitiu com que 50 empresas da cidade transformassem seus negócios. Por meio de consultoria e acompanhamento intensivo na área de inovação, eles estão conseguindo se destacar no mercado e conquistar novos clientes.
“Estamos transformando os negócios nessa cidade de 18 mil habitantes e cerca de mil empresários. Foi uma surpresa muito positiva. Achávamos que teríamos resistência, principalmente por se tratar de inovação, mas todos mostraram grande interesse, participando de todas as mentorias e workshops. O resultado foi tão positivo que já estamos prevendo um novo módulo para o ano que vem”, adianta a analista do Sebrae Minas Regional Noroeste e Alto Paranaíba, Daniele da Silva Moreira.
O sucesso da jornada, Daniele Moreira atribui a dois fatores: à quebra de paradigma de que tecnologia seria algo distante de um empresário de pequeno porte, quando, na verdade, “é fazer a mesma coisa, mas por um caminho mais simples”; e à parceria estabelecida entre o Sebrae e a prefeitura.
A Luciane Galvão, proprietária da LG Viagens, é uma das pessoas que participaram do programa do Sebrae na cidade e já começa a colher os frutos.
“Fizemos o layout da minha empresa, que ainda não tem sede física. Tudo ficou muito lindo e tenho certeza que isso vai agregar demais no meu negócio. E eu também tenho muita dificuldade com a parte da divulgação, por isso esse será meu próximo passo. Quero ampliar meu leque de clientes e, claro, estruturar meus processos, porque não adianta conquistá-los e não conseguir atendê-los. E o Sebrae seguirá como meu parceiro em todas essas etapas”, revela.
Ouça a rádio de Minas