Micro e Pequenas Empresas

Inteligência artificial se torna aliada dos pequenos negócios em Minas

Com apoio do Sebrae, ferramenta impulsiona conteúdo, gestão e decisões dos microempreendedores
Inteligência artificial se torna aliada dos pequenos negócios em Minas
Crédito: Reprodução Adobe Stock

A inteligência artificial veio para ficar. E, em um mundo cada vez mais conectado e digital, a ferramenta – assunto número um em redes sociais, noticiários e rodas profissionais e de amigos – já começa a impactar a competitividade dos negócios. Seja otimizando processos, melhorando decisões ou ampliando oportunidades, ela permite automatizar tarefas repetitivas, personalizar a experiência dos clientes e até mesmo prever tendências de mercado, impulsionando a eficiência e a competitividade das empresas.

Sempre à frente dessas tendências, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) já oferece, no âmbito do Sebraetec – programa de consultorias em inovação, com soluções sob medida e atendimento personalizado -, um produto voltado a empreendedores que desejam aplicar a inteligência artificial em seus negócios. Trata-se do “Impulsionando a Presença Digital com IA” que, além de apresentar conhecimentos sobre IA deliberativa e generativa, oferece atividades práticas com ferramentas populares para aplicação personalizada.

Quem explica é a consultora do Sebrae Minas, Katharina Lacerda. Segundo ela, a consultoria começa com uma etapa de nivelamento sobre as principais ferramentas – como ChatGPT, Perplexity, Gemini e Microsoft Copilot – e, em seguida, parte para um trabalho focado na principal dor de cada negócio, seja na área de vendas, marketing ou gestão.

“A maioria dos empresários encara a inteligência artificial com medo. Eles acham que é um bicho de sete cabeças, coisa de outro mundo. Mas o estranhamento inicial costuma dar lugar ao entusiasmo à medida que os empreendedores percebem o quanto a tecnologia pode otimizar processos. É como se fossem descobrindo um novo mundo”, afirma. E, de fato, estão.

Um dos principais pontos de entrada tem sido o marketing digital. Katharina Lacerda conta que, nessa área, uma das grandes dores do pequeno empresário é a produção de conteúdo.

“Muitas vezes, o dono de uma padaria, por exemplo, precisa lidar com produção, estoque, atendimento, impostos… e ainda arrumar tempo para fazer postagens diárias. Com esse tipo de ferramenta gratuita, isso ficou mais fácil. Há empresários que levavam mais de uma hora para fazer um post com pouquíssimo alcance. Hoje, com um bom comando, conseguem roteiro de vídeo, sequência de stories e publicações altamente engajáveis”, diz.

E o resultado não poderia ser outro senão o desejo de utilizar a ferramenta também em outras áreas da empresa. Assim, o que se vê, na prática, são participantes interessados em usar a IA na gestão, no controle de estoques e até mesmo no treinamento de funcionários. Mas a consultora reforça que o uso eficaz da tecnologia depende de um bom direcionamento. “A inteligência artificial potencializa a inteligência humana. Sozinha, ela não faz nada. Se o empresário não souber o que pedir, vai receber respostas vagas, mais do mesmo”, alerta. Por isso, o Sebrae também atua no desenvolvimento de aspectos estratégicos do negócio, como persona, branding e linha editorial.

A empresária Mirella Galvão, do setor de serigrafia, é um dos exemplos citados pela consultora. “Ela fez o planejamento estratégico de 2025 com o apoio da IA. Conseguiu realizar análises de concorrência e de tendências de mercado, tudo com base em sua realidade e com muito mais agilidade”, conta.
De fato. A proprietária e diretora da Silksmig, empresa com quase 60 anos de mercado, afirma que não consegue mais imaginar sua rotina de trabalho sem o apoio da inteligência artificial. Está à frente do negócio como representante da segunda geração e buscou o suporte do Sebrae para aprimorar seus conhecimentos, especialmente em relação aos avanços tecnológicos.

“Utilizo a IA para acelerar tarefas, analisar dados com mais precisão e tomar decisões com mais segurança. A ferramenta está presente em várias frentes do meu dia a dia e tem sido uma aliada poderosa, tanto na estratégia quanto na execução. Mas vai além do operacional: tem um lado até divertido – parece que adivinha o que estou pensando! Ajuda-me a criar textos com diferentes estilos, propõe ideias de conteúdo, temas estratégicos e até dá aquele empurrãozinho criativo quando preciso comunicar algo com clareza e personalidade.”

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas