Micro e Pequenas Empresas

Programa Agente de Mercado ajuda empresas a escalar vendas no B2B

Com diagnóstico e prospecção ativa, iniciativa conecta negócios a novos compradores
Programa Agente de Mercado ajuda empresas a escalar vendas no B2B
Consultoria alavancou performance da Típico Nuts no mercado | Foto: Divulgação Típico Nuts

Os pequenos negócios mineiros que atuam no modelo B2B – ou seja, que vendem para outras empresas – contam com um aliado estratégico para ganhar competitividade e acessar novos compradores.
Trata-se do Agente de Mercado, uma das iniciativas do programa Move Mais Vendas para o Seu Negócio, desenvolvido pelo Sebrae Minas, com foco na melhoria da gestão comercial e prospecção de clientes.
De acordo com a analista do Sebrae, Vanessa Visacro, o Move Mais contempla uma série de ações da instituição voltadas à promoção de mercado. “São iniciativas que ajudam a vender mais e melhor”, resume ela.

Entre os programas, o Agente de Mercado se destaca pela metodologia estruturada e pelos resultados. Com duração de cinco meses, é voltado exclusivamente para empresas B2B. O processo começa com um diagnóstico comercial, que avalia portfólio, capacidade produtiva e distribuição, definindo uma estratégia para ampliar a carteira de clientes e fechar contratos.

Para isso, nos dois primeiros meses, são trabalhadas ferramentas básicas de gestão comercial, como matriz de BCG, curva ABC de vendas e SWOT cruzada. Em seguida, o agente parte para a prospecção ativa de compradores, com base no perfil e nos objetivos da empresa atendida.

“Nos três meses finais, o agente identifica até 11 potenciais compradores e agenda reuniões, presenciais ou on-line, entre as partes. Não há garantia de fechamento imediato de negócios, já que o B2B envolve processos mais longos para se concretizar a venda, mas a conexão entre ofertante e demandante é feita”, destaca Vanessa Visacro.

Segundo Vanessa Visacro, os setores atendidos pelo Agente de Mercado são diversos. E os resultados também mostram impacto financeiro: “Em média, as empresas que passaram pelo programa registraram aumento de 11% no faturamento durante o período de intervenção”, diz.

Consultoria elevou vendas da Típico Nuts

Um exemplo concreto dos impactos positivos do programa é a trajetória da Típico Nuts, antiga Típico Ceará, indústria mineira especializada na produção de castanhas com chocolate e outros drageados premium. Com oito anos de mercado, a empresa já possui operação industrial própria e cinco lojas físicas em Belo Horizonte, além de forte presença em canais on-line, como Shopee, Amazon, Mercado Livre e TikTokShop.

Segundo o gerente comercial Arthur Frontzek, o diagnóstico realizado no início da consultoria foi fundamental para redirecionar estratégias e revelar oportunidades antes invisíveis à equipe.

Uma das mudanças mais significativas implementadas foi a migração para um novo regime tributário por parte da empresa. A medida possibilitou o atendimento a grandes redes do varejo alimentar como Supernosso, Verdemar e EPA. “A mudança teve impacto direto nas vendas, pois passamos a gerar crédito fiscal para os clientes B2B, facilitando negociações e abrindo novas portas no mercado”, afirma.

Outras ações práticas incluíram a reformulação das embalagens e a padronização das rotulagens nutricionais, com o suporte de uma engenheira de alimentos. O movimento, segundo o empresário, ampliou a credibilidade dos produtos e reforçou a percepção de qualidade por parte dos consumidores.

Frontzek destaca ainda que os dados e insights trazidos pelo consultor do Sebrae foram decisivos para reavaliar o posicionamento da empresa. “Um dos alertas mais marcantes foi justamente sobre o nosso regime tributário, que vinha limitando o crescimento da empresa. A partir disso, mudamos completamente nossa estratégia comercial e conseguimos nos estruturar para alcançar mercados maiores e mais exigentes”.

Por fim, o empresário avalia que a consultoria representou um divisor de águas para a Típico Nuts. “Muitos pequenos empresários têm excelentes produtos, mas não sabem por onde começar. O Move Mais nos ajudou a enxergar isso com mais clareza. É um programa que pode transformar qualquer tipo de negócio”, ressalta.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas