Micro e Pequenas Empresas

Sebrae Minas tem opções para negócios que buscam transformação digital

Inovação impulsiona competitividade e lucro
Sebrae Minas tem opções para negócios que buscam transformação digital
Soluções oferecidas pelo Sebrae Minas têm como alicerce a transformação digital | FOTO Reprodução AdobeStock

A transformação digital de um negócio vai muito além de uma presença robusta nas redes sociais. Com caminhos e processos que vão do gerenciamento à venda, passando pela produção, uma estratégia bem feita pode ser determinante para os resultados de qualquer empresa. Nesse contexto, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas) oferece várias soluções para os empreendedores do Estado.

“A transformação digital envolve a cultura organizacional e a integração de gestores e colaboradores, em vistas de estruturar a jornada e aprimorar processos, permitindo a expansão do negócio. Para os pequenos empresários é ainda mais importante, pois reduz erros operacionais, aumenta a produtividade, traz agilidade e impulsiona a inovação”, explica a analista do Sebrae Minas, Eliane Alves dos Santos.

Segundo ela, como nas MPEs, o olhar do empreendedor faz toda a diferença para o desempenho do negócio, a substituição de processos manuais por formatos inovadores e digitais acaba resultando em uma maior dedicação a tarefas mais estratégicas. E os ganhos são identificados em todas as frentes.

“O empresário precisa estar atento aos processos, porque o mundo e as pessoas usam cada vez mais a internet e as redes sociais não apenas para comprar, mas também para entretenimento. A inserção nesse contexto deixa a empresa mais competitiva e mais bem posicionada no mercado”, explica.

E como o maior desafio entre os empresários ainda é a aceitação da necessidade dessa transformação, o Sebrae Minas conta com diferentes soluções para apoiar os empreendedores. São elas:

  • Reload – Evento de sensibilização e networking que acontece desde 2017 e visa ajudar e motivar os pequenos negócios a usarem o marketing digital como aliado.
  • Connect – Plataforma que disponibiliza ferramentas de digitalização em três diferentes áreas: finanças e meios de pagamento; marketing digital e gestão de operação e processos.
  • Sebraetec – Serviço de consultoria tecnológica que oferece soluções personalizadas para cada estágio de maturidade digital das empresas, como: criação de lojas virtuais, entrada em marketplaces, aplicação de estratégias omnichannel, uso de SEO e tráfego pago.
  • ALI Transformação Digital (ALI TD) – Abordagem mais robusta com um Agente Local de Inovação acompanhando a empresa de perto no processo da aquisição de uma ferramenta tecnológica e com a liberação do subsídio para apoiar as empresas participantes.

Empreendedora busca capacitações junto ao Sebrae

Dayana Gontijo Magalhães empreende há mais de 8 anos e diz que o Sebrae a auxilia desde seu dia zero no empreendedorismo. “Comecei com os cursos gratuitos, que me ajudaram muito na gestão financeira, de pessoal e particularidades dos negócios, porque sou formada em engenharia elétrica e não tinha experiência nenhuma na área de administração de empresas”, conta.

Hoje, ela possui três distribuidoras de bebidas em Betim e uma loja de lingerie em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH): a Líder Beer e a MSens. E, visando o crescimento dos negócios, inclusive no meio digital, buscou outras capacitações.

“Participei do Transformação Digital e do Produtividade no ano passado, e consegui com eles identificar os gargalos da empresa. Eu fazia a gestão das empresas via planilha. Depois, um Agente Local de Inovação me ajudou a enxergar a necessidade de um software de gestão empresarial para concentrar todas as movimentações e isso virou o jogo nas empresas”, conta.

Dayana Gontijo fala que o acompanhamento do agente também foi fundamental neste processo, já que há alguns anos já havia tentando implementar o sistema sozinha e não conseguiu. “Ele me acompanhou durante toda a implementação, porque não é só implantar o sistema, tem que mudar todos os processos da empresa. E o principal resultado é que começou a sobrar tempo no meu dia”, resume.

Por fim, a empresária conta que a MSens nasceu há dois meses, já dentro do Sebrae e do programa Transformação Digital. “Tudo isso tem me permitido ter meu cliente mais próximo. Consigo um relacionamento com cada um por meio da digitalização e da tecnologia.”

A MSens já nasceu dentro do Sebrae, segundo a empresária | FOTO Divulgação Sebrae Minas
Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas