Micro e Pequenas Empresas

Negócios do futuro: Sebraetec acelera jornada digital de micro e pequenas empresas

Entidade oferece soluções personalizadas e consultorias subsidiadas
Negócios do futuro: Sebraetec acelera jornada digital de micro e pequenas empresas
Foto: Divulgação Sebrae

Foi na pandemia de Covid-19 que a transformação digital obrigou negócios de todos os portes e segmentos a se reinventarem. Alguns já engatinhavam numa tentativa de alçar voos mais altos, outros se aventuravam por conta própria nas redes sociais, mas poucos dominavam o assunto. Passados cinco anos, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas) segue investindo para que negócios mineiros fortaleçam sua atuação no ambiente virtual, de forma a alavancar seus negócios para além das fronteiras do Estado.

Prova disso é que, em 2025, o programa vai investir R$ 32 milhões em toda a Minas Gerais, com soluções em desenvolvimento tecnológico, design, produção, qualidade e sustentabilidade. Ao todo, o programa conta com mais de 80 produtos, dos quais um quarto é sobre digitalização. Além disso, o Sebrae oferece subsídio de até 70% dos custos das consultorias, mas os percentuais podem ser superiores, dependendo do financiamento dos parceiros.

A analista do Sebrae Minas, Juliana Orsetti, explica que por meio do Sebraetec, o empreendedor pode identificar as soluções e tecnologias que a empresa precisa. Ao ser incluído no programa, ele é encaminhado a um prestador de serviço credenciado pelo Sebrae Minas, que irá oferecer soluções sob medida e atendimento personalizado. Podem participar pequenos negócios que faturam até R$ 4,8 milhões por ano, entre microempreendedores individuais (MEI), micro e pequenas empresas e produtores rurais.

“Os negócios precisam ser cada vez mais digitais. O que na época da pandemia se intensificou, tornou-se um caminho sem volta com os avanços tecnológicos e agora ainda mais com a inteligência artificial. O desafio das micro e pequenas empresas (MPEs) está na identificação de oportunidades, no conhecimento das ferramentas e também no acompanhamento das mudanças. E o que o Sebraetec faz é auxiliar em toda essa jornada”, diz.

Segundo Juliana Orsetti, se no passado os empreendedores eram mais resistentes quanto a tecnologias, hoje já conseguem entender a importância da presença digital – seja com vendas multicanais, sistemas integrados ou meios de pagamento. Tanto é que pesquisa do Sebrae Minas indica que 60% dos empreendedores mineiros querem digitalizar seus negócios.

“As novas gerações já são nativas digitais e empresas que não acompanham essa transformação perdem negócios ou até deixam de existir. O Sebrae reconhece a importância da presença virtual e tem a meta de digitalizar todos os pequenos negócios de Minas Gerais. Para isso, oferece uma jornada de transformação digital completa para os diferentes perfis, onde o Sebraetec oferece soluções direcionadas para cada necessidade. Apenas nos quatro primeiros meses de 2025 já realizamos mais de 1855 atendimentos”, detalha.

Em 2024, o programa atendeu mais de 3,9 mil negócios em 506 municípios do Estado, totalizando mais de R$ 29 milhões em investimentos. Foram atendidas empresas nos setores: agropecuário (2.495), serviços (1.118), comércio (1.016) e indústria (437). Na análise por porte do negócio, a maioria das empresas atendidas foi de microempresas (ME), seguidas por empresas de pequeno porte (EPP) e microempreendedores individuais.

Leia também: Digitalização ainda é desafio entre os pequenos negócios mineiros

Case de sucesso do Sebraetec do Sebrae Minas

Lançada em 2022, o Te Levo Mobile é uma empresa de transporte por aplicativo criada em Araxá, no Sul do Estado. Hoje, a marca já opera em 35 cidades brasileiras, distribuídas por sete estados e faz uma média de 5 a 6 mil corridas por dia. Quem conta é o fundador da Te Levo, Sérgio Brito. Segundo ele, hoje o cliente consegue solicitar uma corrida de três formas diferentes: baixando o app, chamando o carro pelo WhatsApp e também ligando para a central.

“O Sebraetec nos ajudou, justamente, a ter mais contatos com as pessoas que solicitam carros pelo WhatsApp e também que ligam, já que com as orientações deles, ajustamos nossas informações na internet e ficou mais fácil de nos encontrarem. E, por incrível que pareça, apenas com a atualização do perfil da empresa no Google Meu Negócio, a partir da consultoria do Sebrae, passamos de 20 corridas para 400 em um único mês”, relata.

Brito admite que antes não dava muito valor à presença digital, mas que hoje reconhece a importância de atualizar constantemente as informações. “Fomos de 20 para 400 e agora já estamos com mil solicitações”, afirma.

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