Ter conhecimento na área é essencial para saber demandar

O empreendedor deve buscar informações sobre o marketing digital, o que pode ser feito por meio de cursos, consultorias e eventos promovidos pelo Sebrae Minas, aconselha a analista da unidade de inovação e competitividade da entidade, Carla Goob. “Mesmo que o empreendedor possa contratar um profissional ou mesmo freelancer para esse tipo de atuação, é importante ter conhecimento na área para saber demandar”, diz.
A empreendedora Luiza Rafaela Lima Silva, da Beijo Pimenta Acessórios, também aconselha a busca de informações na área. “Eu fiz cursos de marketing digital. O Sebrae, por exemplo, oferece vários, alguns pagos e outros gratuitos”, enumera.
Carla Goob explica que o primeiro passo para a atuação no digital pode ser feito por meio da atuação nas redes sociais, que não devem ser encaradas apenas como uma maneira de promover o negócio ou ser um canal de vendas. “As redes sociais são uma maneira do empreendedor se aproximar do seu público, oferecendo conteúdos interessantes, informativos, que o seu cliente vai gostar de ver”, frisa.
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Para ser mais assertivo na atuação nas redes sociais, mais do que ter boas imagens, é importante definir a “persona” (representação fictícia do consumidor ideal de uma marca). Para isso, o empreendedor pode fazer pesquisas diretamente com os seus clientes, procurando conhecer quais são seus gostos, preferências, hobbies e dores.
A especialista do Sebrae Minas observa que é importante saber o propósito de cada rede social, já que nem todas podem ser adequadas para o negócio. Também é importante definir em quais é possível atuar, já que, geralmente, é o empreendedor que precisa administrar as próprias redes.
Além de definir a “persona”, a atuação nas redes sociais envolve planejamento e tempo. “É importante ter um calendário e definir as publicações que devem ser feitas e saber utilizar as ferramentas disponíveis nas redes sociais, como a de agendamento das publicações”, diz.
Carla Goob frisa que é fundamental que o empreendedor reserve um tempo para responder aos clientes nas redes sociais. “É a mesma lógica de uma loja física. Você não deixaria de atender um cliente que está dentro da sua loja. Logo, não pode deixar isso acontecer no ambiente virtual”, aconselha.
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