100 artesãos premiados pelo Sebrae participarão da FNA
Os 100 artesãos premiados em novembro pelo Sebrae Nacional como os melhores do Brasil estarão presentes na 33ª edição da Feira Nacional de Artesanato (FNA), que acontece entre os dias 6 e 11 de dezembro, no Expominas, em Belo Horizonte. O Sebrae Nacional é um dos patrocinadores da Feira Nacional de Artesanato.
A FNA terá 900 estandes com apresentação de produtos de todo o País e de representantes de outros da América Latina, África e da Europa e de mais de 30 etnias indígenas, além de oficinas artesanais gratuitas, apresentações culturais com manifestações artísticas do folclore e do cancioneiro nacional, cortejos e shows musicais.
A 5ª Edição do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato teve como objetivo estimular a melhoria da produção artesanal do País quanto à gestão de processos, da produção à comercialização, bem como na capacidade de se diferenciar como produto sustentável em seus aspectos sociais, ambientais, culturais e econômicos. A cerimônia de entrega do prêmio ocorreu no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab), dia 17 de novembro. Os 100 artesãos que receberam o certificado de excelência do Sebrae também participaram de dois dias de rodadas de negócios no Crab.
O concurso identificou as 100 unidades produtoras de artesanato mais competitivas do Brasil, promovendo e divulgando as melhores práticas, os seus produtos e os autores e/ou os responsáveis. Participaram da comissão julgadora cinco membros indicados pelo Sebrae Nacional e Crab, em função de seu conhecimento do segmento artesanal, importante atuação no meio das artes, design e artesanato e por ter um papel fundamental e grande influência nos setores da qual fazem parte.
Foram premiados artesãos dos estados do Acre, Amazonas, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins, Pará, Paraíba e Rondônia.
Segundo o gerente de Competitividade do Sebrae, Cesar Rissetti, a diversidade foi o mote da solenidade de premiação da 5ª edição do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato. “O trabalho do artesão reflete a cultura e a diversidade local, que é o melhor do País”, declarou.
Rissetti explica que os vencedores ganham reconhecimento nacional, além do direito de usar o selo “Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato” por três anos. “O prêmio inclui a produção e lançamento de um catálogo comercial com informações dos premiados e de um conjunto de vídeos sobre as melhores práticas divulgadas no site do Sebrae”, conta.
O gerente do Sebrae ressalta também o caráter econômico do segmento, que representa cerca de 3% do PIB nacional, com valores de R$ 102 bilhões, além de R$ 20 bilhões em compras de insumo da indústria. “Ao todo, esta edição do reconhecimento recebeu mais de 1.100 inscrições de todas as regiões do País”, finaliza.
Ouça a rádio de Minas