1º passo para empreender é planejar

Empreendedorismo virou a saída para muita gente, de quem perdeu o emprego ao que pretende ser dono da própria história, sonha em gerir um negócio. Mais ainda em começo de ano e vastidão de dias pela frente. Por onde começar?
“Independentemente do caminho que levou ao empreendedorismo, o primeiro passo é o planejamento”, diz o consultor de negócios Pedro Cotta. Segundo ele, por mais que seja mínimo, muitas empresas quebram nos primeiros anos por falta de planejamento e controle: “O empreendedor acaba iniciando a jornada no escuro.”
Planejar, encontrar um segmento. Pedro Cotta explica que não existe um ramo certo, porque alguns não se aplicam a determinadas pessoas, seja por questões técnicas ou vontade de fazer determinada atividade.
“O que facilita o encontro de um ramo perfeito para empreender é a intersecção de três fatores: o que a pessoa gosta (tenha prazer no que faz), no que ela é boa (tenha habilidades) e um que tenha demanda”, informa. Ele afirma que o empreendedor que achar esta combinação terá mais facilidade para superar todos os desafios e tornar a jornada mais prazerosa.
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O consultor lembra que empreender no Brasil não é tarefa simples porque, em primeiro lugar, não há garantia de retorno do investimento. Depois, além da burocracia, há os impostos muitos altos e uma educação sem visão de empreendedorismo. “Ou seja, temos tudo contra. O empreendedor deve ser persistente para aceitar e encarar o desafio, cauteloso para poder subir os próximos degraus ou quando necessário voltar alguns e proativo para detectar os erros e corrigi-los rapidamente”, aponta.
De acordo com Pedro Cotta, é muito importante que o empreendedor se desenvolva ao longo do percurso, faça cursos.
“Ele sempre vai ter deficiência em alguns pontos e o mercado é dinâmico, em constante evolução”, diz. Cita, como exemplo, alguém que estudou gastronomia e quer montar um restaurante. “Por mais que tenha talento e conhecimentos na cozinha, pode ter uma deficiência de gestão financeira e organizacional. O empreendedor precisa identificar quais são esses gaps (lacunas, falhas), sejam técnicos ou de gestão, e fazer cursos, mentorias ou contratar um especialista para apoiá-lo em suas dificuldades”, diz o consultor.
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