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21ª edição do Festival de Tiradentes já supera as expectativas iniciais

21ª edição do Festival  de Tiradentes já supera as expectativas iniciais
Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes deve movimentar R$ 50 milhões neste ano/©2018 Nereu Jr

Duas décadas dos 300 anos de Tiradentes, no Campo das Vertentes, celebrados este ano, foram marcados pelo tradicional Festival Cultura e Gastronomia da cidade. A 21ª edição do evento, que já chega em sua reta final, transbordou a expectativa de público e os 45 mil visitantes inicialmente esperados nos 10 dias de programação devem ultrapassar os 50 mil. Só nos primeiros dias de festival (24 a 26 de agosto) mais de 20 mil pessoas passaram pelas ruas e praças de Tiradentes. O evento vai até o dia 2 de setembro.

Com a máxima de que “tudo se resolve em volta da mesa”, o diretor do festival, Rodrigo Ferraz, conta que além da movimentação financeira dentro da cidade, o evento também é um espaço promissor para gerar novos negócios e criar oportunidades.

O investimento para a sua realização gira entre R$ 4 milhões e R$ 4,5 milhões, a maior parte oriunda de patrocínio. Já a movimentação é de cerca de R$ 50 milhões considerando os dias de evento. O ticket médio é de R$ 800 a R$ 1.000.

Para marcar o tricentenário de sua cidade de origem, o 21° Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes traz duas novidades, uma delas, não tão nova assim. Trata-se dos festins, os jantares especiais exclusivos promovidos por renomados chefs de cozinha que foram realizados até 2015. Após isso, com a proposta de ocupar mais espaços na cidade e tornar o evento mais acessível, os festins deixaram de ser realizados, mas retornaram este ano a pedidos do público.

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“Os jantares especiais são realizados em locais diferenciados onde o chef pode mostrar o seu trabalho criativo em um menu degustação. Nestas ocasiões ele pode ousar mais, ser um pouco mais vanguarda”, conta Rodrigo.

Além disso, mais um espaço foi dedicado à programação. “Antes, a gente só tinha duas praças para o evento, a praça do Conhecimento e a praça da Rodoviária, e este ano ganhamos a praça Campo das Vertentes também. Com isso, espalhamos mais o público pela cidade”, relata.

Segundo ele, 50% do público presente é oriundo de Belo Horizonte e outras cidades mineiras, e os outros 50% são de fora do Estado, especialmente de São Paulo e Rio de Janeiro.

Com estandes espalhados pelas praças, o evento conta também com a Cozinha ao Vivo, os espaços Interativo e Degustação, atrações musicais, intervenções teatrais, espaços dedicados ao aprendizado, como a Pousada Escola Senac e a Praça Senac Conhecimento, palestras, oficinas e ainda o espaço Produtos e Produtores onde o público pode levar para a casa um pouquinho da gastronomia mineira. Ainda complementa a programação o projeto Experiências Gastronômicas, com viagens realizadas na região para o público conhecer a origem dos alimentos e os caminhos percorridos até a mesa.

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Tipo exportação – Responsável pela organização do evento, a Plataforma Fartura, que é a base da curadoria gastronômica do festival por meio da Expedição Fartura – Comidas do Brasil, percorre o País coletando informações sobre chefs, produtores, ingredientes, mercados e receitas. Trata-se de uma plataforma que integra literatura, filmes, redes sociais, capacitação e desenvolvimento, viagens e conteúdo em torno da gastronomia brasileira.

Este ano, o Festival Fartura já passou por Porto Alegre e São Paulo, antes de desembarcar em Tiradentes, e chega a Belo Horizonte nos dias 22 e 23 de setembro, onde também de desdobra em um formato Kids nos dias 29 e 30 de setembro. A partir dali, as próximas paradas são Brasília, Fortaleza e Portugal. E logo no início do ano que vem, Belém é a contemplada.

Em Lisboa, o evento, programado para novembro deste ano, já está em sua segunda edição, e visa resgatar parte das origens da gastronomia do Brasil. “O objetivo é cobrir as nossas raízes gastronômicas, que tem origem indígena, africana e portuguesa, por isso levamos o festival para Lisboa”, explica Rodrigo Ferraz.

Somente entre os anos de 2016 e 2017, o Festival Fartura foi responsável por servir 185 toneladas de alimentos.

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