Negócios

31ª edição do Minas Trend começa nesta terça-feira em Belo Horizonte; confira as novidades

Na abertura, também foi anunciado o local da próxima edição do evento: o BH Shopping
31ª edição do Minas Trend começa nesta terça-feira em Belo Horizonte; confira as novidades
Crédito: Juliana Sodré/ DIÁRIO DO COMÉRCIO

A 31ª edição do Minas Trend foi lançada oficialmente no Minascentro, em Belo Horizonte, nesta terça-feira (16), e vai até o dia 18 de abril. O evento, considerado o maior salão de negócios da moda na América Latina, coloca a capital mineira como ponto central do setor, e espera superar os R$ 25 milhões em negócios gerados na edição do ano passado.

Organizado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), o Minas Trend conta com mais de 100 marcas, sendo que, este ano, 50 delas são estreantes. As marcas apresentarão lançamentos e coleções de Primavera-Verão 2025.

O Minas Trend funciona como uma espécie de “vitrine” de tudo o que é criado, produzido e comercializado no mercado da moda mineira e brasileira.

De acordo com o Sebrae Minas, o Estado possui 272 mil empreendimentos atuando no segmento da moda, sendo que 99% deles são pequenos negócios. Minas é o segundo estado do País com o maior número de empresas deste segmento no mercado, perdendo apenas para São Paulo. O setor é responsável por 225 mil postos de trabalho, cerca de 6% do total de empregos gerados em Minas Gerais.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Nesta edição, o tema “Onde a moda movimenta o mercado” aborda a evolução da semana de moda mineira ao longo de mais de 16 anos, e reforça o papel de conectar os participantes, capacitá-los com uma programação voltada para os negócios e atualizar as tendências do setor.

Presente na abertura, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe, ressaltou as novidades e as parcerias com Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG), Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae), Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) e Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH).

“Todos com projetos e dando sua contribuição, fazendo com que o Minas Trend cumpra sua missão de dialogar não só com a moda, mas com a cultura mineira e brasileira. Tenho certeza que será mais uma edição de sucesso e com muitos negócios realizados”, disse Roscoe.

Ele também pontuou o Minas Trend Kids como subproduto de sucesso do evento, e anunciou outra novidade: o novo local da próxima edição. “A 32ª edição será no BH Shopping. Acreditamos que o novo espaço já tem sinergia com toda a cadeia produtiva do setor”, concluiu.

Minas Trend virtual complementa evento presencial

Este ano, o evento se expande por meio do Minas Trend Showroom e oferece, em formato virtual, a exposição de 18 marcas de vestuário diretamente das suas sedes.

Outra novidade é a abrangência de espaços como o Museu da Moda de Belo Horizonte (Mumo), o espaço P7 Criativo e o Circuito Liberdade na programação, dando espaço para que toda a cadeia produtiva do setor se aproxime ainda mais da programação.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas