Negócios

DC LIVROS | 29/10

DC LIVROS | 29/10

Livro discute relevância da direita e esquerda

Em um ano de eleições, muito se fala sobre esquerda, direita, neoliberalismo, comunismo, fascismo e outros termos políticos. Porém, o que realmente essas palavras e conceitos significam? Quais são os discursos e intenções embutidos em cada uma destas vertentes de pensamento? Para oferecer respostas e facilitar a compreensão sobre o significado e as implicações destes termos no dia a dia, a cientista política Juliana Fratini organizou a obra “Ideologia: uma para viver”, lançamento da Matrix Editora. O livro reúne textos de pesquisadores renomados que apresentam as principais linhas de pensamento da política contemporânea de forma didática. Apesar de ser usual a adoção de termos como “esquerdista” ou “direitoso” para definir o espectro político de um indivíduo, há muito mais por trás destas classificações. Com artigos bem embasados e forte apoio bibliográfico, os autores da publicação desmistificam os campos ideológicos e ajudam o leitor a fugir do senso comum e das discussões rasas. Entre os assuntos abordados estão a visão histórica e atual da democracia e a análise dos partidos e da política brasileira. O uso da desinformação como instrumento do autoritarismo, populismo, social-democracia, a nova direita e a relevância do marxismo estão entre as análises produzidas por pesquisadores e cientistas políticos das mais importantes instituições acadêmicas do País. (Ideologia: uma para viver, Juliana Fratini, Matrix Editora, 232 páginas, R$ 54)

Inserção do design na cultura organizacional

O design é, antes de tudo, uma disciplina para o bem-estar social. Com soluções que elevam a qualidade de vida nos âmbitos econômico, cultural e/ou ambiental, o design convida a repensar o mundo em que vivemos. Quando entendido como atividade sistêmica, o design se torna um valioso recurso de planejamento estratégico dentro das corporações. O livro “Gestão de Design: estratégias gerenciais para transformar, coordenar e diferenciar negócios”, da Dra. Virgínia Borges Kistmann, reúne metodologias e técnicas de gestão de design que contribuem para a diversificação das ações empresariais a nível interno e externo. Em sua mais recente publicação, a pesquisadora demonstra como a aplicação estratégica do design é semente para a conquista de resultados mais competitivos e inovadores dentro das organizações. (Gestão de Design: estratégias gerenciais para transformar, coordenar e diferenciar negócios, Virgínia Borges Kistmann, Editora Intersaberes, 356 páginas, R$ 144)

Qual é o impacto de Jesus no século 21?

A história de Jesus contada na Bíblia é de conhecimento popular. Grande parte da população mundial crê que ele é o filho de Deus enviado para salvar a humanidade. Mas será que a maioria tem correta compreensão acerca de quem ele é e sabe o que significa obedecer-lhe? Quais seriam as implicações desse conhecimento na sociedade do século 21? Em sua obra “Jesus: ontem, hoje & sempre”, o renomado teólogo britânico N. T. Wright, considerado um dos maiores especialistas em Novo Testamento de nosso tempo, traz para o debate uma extensiva investigação sobre o Jesus histórico e suas implicações no contexto da pós-modernidade. Por meio de uma instigante abordagem, o teólogo mostra que a correta compreensão da integridade histórica de Jesus funciona como um antídoto contra uma figura de Jesus que reflete tão somente as características daquele que crê, e não daquele em quem se deve crer. Conforme sugere o autor, o entendimento acerca do Jesus histórico confere ainda mais relevância à narração bíblica e estimula o cristão a uma espiritualidade mais empolgante, compromissada com a missão de transformar o mundo pelo poder do evangelho. Com esse pano de fundo, Wright apresenta importantes reflexos da ação missionária da igreja, à medida que o cristão se contagia com a figura do Cristo no dia a dia e vive em retidão. (Jesus: ontem, hoje & sempre, N.T. Wright, Editora Mundo Cristão, 192 páginas, R$ 59,90)

Como revolucionar os negócios por meio da economia digital

Com a tecnologia e a inovação, agora é possível, por meio do metaverso, replicar o mundo real no mundo virtual e oferecer uma experiência única por meio de uma realidade digital imersiva. Isso possibilita que profissionais e empresas se reinventem, com novos modelos de negócio, trabalho e de se relacionar. Pensando nisso, o mais novo livro da Buzz Editora, “Metaverso: Como gerar oportunidades e fazer negócios na Web3”, é para quem busca mergulhar e aprender mais sobre esse novo campo da economia digital. O autor e empresário Fernando Godoy compartilha toda a sua expertise em tecnologia e metaverso, ensinando os leitores a descobrir inúmeras oportunidades disponíveis nessa plataforma. Fernando apresenta caminhos para que os leitores se conectem ao metaverso de forma segura e vantajosa. A obra de Godoy é para todos os públicos: para alguns, os termos e aplicações dos principais conceitos do livro podem ser novidade; para outros, que já entendem o metaverso, será uma oportunidade de ampliar seus conhecimentos e refletir sobre suas projeções a partir de visões complementares. (Metaverso: Como gerar oportunidades e fazer negócios na Web3, Fernando Godoy, Buzz Editora, 160 páginas, R$ 59,90)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas