Negócios

3TC Isolamento abre fábrica em Contagem e planeja mais quatro no Brasil

Desde que iniciou a nova operação na RMBH, a companhia registrou crescimento de 150% na capacidade de produção; meta é triplicar o faturamento em 2024
3TC Isolamento abre fábrica em Contagem e planeja mais quatro no Brasil
A 3TC investiu em torno de R$ 1 milhão em Contagem, incluindo a adequação do galpão | Crédito: Divulgação 3TC Isolamento

A 3TC Isolamento inaugurou, em maio deste ano, uma fábrica em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A médio prazo, o plano da empresa é instalar mais quatro unidades produtivas pelo Brasil. Desde que iniciou a nova operação, a companhia, especializada em materiais isolantes térmicos, registrou crescimento de 150% na capacidade produtiva, percentual correlato com a projeção de triplicar o faturamento em 2024. 

Até o momento, a marca já duplicou o valor faturado em comparação a 2023 e, com o retorno das altas temperaturas no Brasil, as vendas devem subir ainda mais. Uma das estratégias da fabricante de mantas e placas térmicas é se posicionar, justamente, como a inimiga número um do calor, entregando soluções para os desafios climáticos que o mundo enfrenta. 

Antes de ir para Contagem, a 3TC estava instalada em Belo Horizonte. A transferência significou, além de uma expansão na produção e de um aumento de cerca de 40% na área disponível para as operações, uma melhora na logística industrial. Conforme o CEO da empresa, Ricardo Valentini, no novo galpão, é possível fazer a carga e descarga dos materiais com mais facilidade, bem como escoar a fabricação, em razão da possibilidade de usar carretas e um maior volume de caminhões.

Segundo ele, por ter uma operação otimizada com as linhas produtivas, a fabricante não precisa de um grande espaço interno e, por trabalhar com o método just in time, técnica na qual se busca produzir apenas o necessário para atender a demanda de forma pontual, a logística era o mais importante. Logo, os maiores benefícios da mudança foram o acesso da região e o uso de docas. 

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Em Belo Horizonte não tínhamos uma estrutura com docas, então a carga e descarga ficava mais complicada. Como agora aumentamos muito o nosso fluxo de entregas e recebimentos, precisávamos dessa agilidade”, afirma Valentini. De acordo com o executivo, a 3TC investiu em torno de R$ 1 milhão na unidade, incluindo a adequação do galpão e a compra de maquinários. 

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Contagem, René Vilela, a instalação da 3TC Isolamento na cidade é um elo da estratégia que o município adota para atração de empresas que reúnem as características que a fabricante possui. Ele cita, entre elas, o alto padrão tecnológico; alto valor agregado em seus produtos; produção limpa do ponto de vista ambiental; elevada competitividade; e que estejam em expansão não só em Minas Gerais, mas também no Brasil. 

Plano é abrir fábricas em todas as regiões do Brasil

Eleita em um ranking da Revista Exame como a que mais cresce no setor de isolamento térmico, a 3TC Isolamento atende residências e diversos setores, como agronegócio, supermercadista e farmacêutico. A companhia vende para todo o Brasil e tem projetos em todas as regiões.

Com a intenção de expandir ainda mais a distribuição dos produtos, além do movimento de transferir a unidade produtiva da Capital para Contagem, a fabricante mineira inaugurou, em agosto, um centro de distribuição em João Pessoa, na Paraíba, que permite uma otimização da atuação no Nordeste. O CEO diz que o empreendimento vai se transformar em uma fábrica nos próximos meses. A previsão dele é que, em janeiro, o equipamento já esteja em operação. 

E a expansão não deve parar por aí. Valentini destaca que o plano é ter, em menos de dez anos, uma fábrica em cada região brasileira para otimizar a logística e cadeia produtiva. 

“A ideia é que, quanto mais a 3TC cresça e evolua do jeito que está, com esse crescimento exponencial, a gente consiga também produzir nessas regiões e melhorar ainda mais o custo-benefício do nosso produto, otimizando a logística e instalação e, principalmente, a capilaridade do produto nessas outras regiões do Brasil”, sublinha o executivo.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas