Rede 4BeachGym chega a Minas com academias ‘pé na areia’ e planos de expansão

A rede de academias 4BeachGym planeja entrar no mercado mineiro com pelo menos três unidades lançadas ao longo de 2025. A empresa já conta com duas franquias em implementação em Belo Horizonte e em Cambuí, no Sul de Minas. Até o momento, a marca possui quatro operações, todas no estado de São Paulo.
A empresa é a primeira rede de academias totalmente “pé na areia” e aposta na proposta inovadora para transformar a experiência de quem frequenta academias. O modelo de negócio adotado busca unir treinamento físico e experiência sensorial em um mesmo espaço.
O sócio-fundador da 4BeachGym, Rogério Sthanke, afirma que o objetivo da empresa é inaugurar de 10 a 15 novas academias no Brasil ainda neste ano, e alcançar a marca de 180 operações nos próximos quatro anos. A rede já iniciou a expansão com unidades em Salvador (BA), São Luís (MA) e Bauru (SP).
“Nosso foco está em regiões com alto potencial de desenvolvimento no setor fitness e que valorizem propostas inovadoras como o conceito pé na areia”, diz Sthanke.
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O empresário avalia que Minas é um estado com forte cultura de bem-estar, qualidade de vida e esporte, além de contar com uma população extremamente receptiva à inovação. Segundo ele, a expectativa da rede é posicionar a marca como referência em performance física e experiência sensorial no Estado. “Oferecemos um produto exclusivo, com forte potencial de fidelização e crescimento regional”, acrescenta.
De acordo com Sthanke, a 4BeachGym adota cinco critérios principais para decidir qual cidade receberá uma franquia da empresa. Confira a lista completa:
- potencial econômico e populacional da cidade;
- presença de polos esportivos ou públicos ativos em saúde e bem-estar;
- perfil do franqueado (comprometimento com a marca e gestão);
- viabilidade estrutural e locacional para implementação do modelo pé na areia;
- parcerias locais estratégicas, como com nutricionistas, educadores físicos e instituições.
A principal diferença da rede de academias para outras empresas que atuam nesse segmento, segundo o empresário, é a oferta de uma experiência única de treino na areia, que combina musculação, funcional e sensorial, com monitoramento cardíaco em tempo real.

Além disso, a 4BeachGym oferece aulas coletivas limitadas a 12 alunos, treinos com metodologia autoral e periodização semanal, sistema de avaliação física mensal e acompanhamento de performance, assim como um atendimento próximo e personalizado. A rede também disponibiliza um programa de preparação física voltado para práticas esportivas como beach tennis, vôlei de praia, futvôlei, futebol, corrida, entre outras.
4BeachGym: academias pé na areia

O sócio-fundador da empresa relata que a rede de franquias conseguiu identificar uma oportunidade de mercado que ninguém havia explorado antes. A proposta se baseia em levar a sensação da praia a ambientes fechados, como shoppings e cidades distantes do litoral. Para ele, isso representa uma revolução na forma como as pessoas se exercitam.
A proposta da marca incorpora musculação, treinamento funcional e exercícios cardiovasculares em um ambiente com areia. O método foi desenvolvido para prevenir lesões e aumentar o desempenho de praticantes de esportes de areia. Esse formato também atrai quem busca uma experiência diferenciada de atividade física.
“A areia proporciona um treinamento mais completo e menos impactante para as articulações. O corpo precisa se adaptar à instabilidade do terreno, o que ativa mais músculos e aumenta o gasto calórico em até 30% em comparação com os treinos em superfícies rígidas”, explica.
Segundo o dirigente, o consumidor não quer apenas se exercitar, mas também viver uma experiência. Para Sthanke, o modelo da 4BeachGym representa uma tendência de especialização no setor. “O mercado caminha para a segmentação. Academias que oferecem experiências únicas e focadas em nichos específicos tendem a conquistar vantagens competitivas sustentáveis”, analisa.

A rede, que já começou a expandir sua presença em outras regiões do País, segue um cronograma rígido de crescimento para garantir que a experiência desejada esteja presente em todas as unidades. O empresário pontua que o plano da empresa, no longo prazo, é alcançar a marca de 300 unidades em operação no Brasil, com Minas Gerais sendo um dos estados-chaves desse projeto.
O investimento inicial necessário para abrir uma unidade da rede 4BeachGym é a partir de R$ 239 mil, podendo variar conforme o modelo e localização da academia. O sócio-fundador da franqueadora explica que esse valor inclui os custos com implantação, suporte técnico e operacional, treinamento da equipe, sistema de gestão, maquinário exclusivo e estrutura personalizada.
Já a previsão de retorno do investimento é de, em média, 18 a 24 meses. “O modelo permite retorno rápido e escalabilidade com baixa inadimplência e alta retenção de clientes”, garante.
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