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Varejo otimizado: veja 5 dicas para montar uma equipe de atendimento ao cliente de alta performance

Um time de atendimento eficiente ajuda a reduzir custos, fidelizar clientes e aumentar a produtividade
Varejo otimizado: veja 5 dicas para montar uma equipe de atendimento ao cliente de alta performance
Foto: Reprodução Unsplash

A experiência oferecida ao cliente durante um atendimento deve estar entre as principais preocupações das marcas atualmente. Isso porque, cada vez mais, o consumidor leva em consideração a forma como foi tratado durante a jornada de compra para concluir uma venda.

“Uma equipe de atendimento bem estruturada também ajuda a reduzir problemas, otimizar processos e aumentar a satisfação do consumidor. Na prática, isso cria um ciclo eficiente de fidelização e melhora a imagem da empresa no mercado”, destaca o gerente de atendimento da GestãoClick, Lucas Tomyo Mitsuichi.

“Enquanto um time tradicional apenas responde chamados, uma equipe bem preparada se antecipa, ou seja, ela busca soluções rápidas, oferece comunicação clara e cria relacionamentos duradouros”, acrescenta.

Como construir uma equipe de atendimento de alta performance

Defina objetivos claros

Estabeleça metas bem estruturadas, que servirão como direção à equipe e irão conectar o atendimento aos resultados do negócio. Você pode usar métodos como o SMART, uma ferramenta para definição de metas que ajuda a transformar ideias abstratas em planos concretos. Os objetivos precisam ser específicos, mensuráveis, atingíveis e relevantes.

Invista em treinamentos frequentes

Um bom treinamento inicial acelera a curva de aprendizado, mas o investimento em capacitação precisa ser constante para manter o padrão e acelerar ganhos de qualidade.

Tenha ferramentas adequadas

Ferramentas como um sistema de gestão, CRM e chat online, quando bem escolhidas, impulsionam a performance da equipe. A tecnologia centraliza informações, automatiza funções básicas e integra canais, tornando o dia da equipe mais fácil e o atendimento mais rápido e efetivo.

Monitore resultados e otimize processos

Faça um ciclo de melhoria contínua com foco em solucionar as causas e não os sintomas dos problemas. Também é importante documentar as mudanças e comunicar o porquê para a equipe.

Mantenha a equipe motivada

Manter a motivação exige ações constantes e bem planejadas, como reconhecimento frequente (público e privado), recompensas alinhadas a metas, rotinas colaborativas e troca de aprendizados, trilhas de desenvolvimento e coaching, por exemplo.

Colaborador

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