Negócios

Confira sete dicas importantes para o processo de digitalização no varejo

O conceito de digitalização 360º, que envolve a integração total da tecnologia em todos os aspectos da operação, tem se destacado no mercado atualmente
Confira sete dicas importantes para o processo de digitalização no varejo
Crédito: Reprodução Adobe Stock

Na busca por vencer a acirrada concorrência no mercado, o e-commerce tem se tornado uma ferramenta cada vez mais importante, inclusive no setor de varejo. E o conceito de digitalização 360º tem ganhado considerável relevância, uma vez que envolve a integração total da tecnologia em todos os aspectos da operação empresarial.

Para que o processo seja implementado de forma eficiente, no entanto, o varejista precisa estar atento aos principais conceitos que envolvem tal aplicação, bem como os desafios que permeiam essa digitalização no varejo. 

Especialistas destacam, ainda, que é preciso pensar em uma aplicação que se estenda a toda a organização. 

Desafios da digitalização do varejo

Inicialmente, é preciso ter atenção à integração de sistemas distintos, sobretudo para empresas que buscam uma transformação abrangente e eficiente. No varejo, a complexidade da digitalização 360º aumenta quando consideramos a necessidade de conectar diferentes áreas e sistemas que, por vezes, operam de forma isolada.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


É preciso criar uma rede integrada de soluções fluidas e sem falhas. Há, por exemplo, a necessidade de se estabelecer uma boa conexão entre o e-commerce e a logística, de modo a atender à demanda que eventualmente será gerada pelo público do universo digital.

Princípios e benefícios

Dentre as principais questões em torno da digitalização no varejo, destacam-se:

  1. Integração total: a digitalização deve abranger todos os aspectos da organização, como operações internas, marketing, vendas e atendimento ao cliente.
  2. Automação: tem o objetivo de melhorar a eficiência da empresas.
  3. Análise de dados: foco na tomada de decisões mais informadas e personalizadas, de modo a otimizar recursos.
  4. Experiência do cliente: permite interações mais rápidas e personalizadas com o público, resultando em maior satisfação e fidelização.
  5. Tecnologias emergentes: tecnologias como Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT) e blockchain fomentam a inovação e ajudam a empresa a se adaptar às mudanças do mercado.
  6. Agilidade e flexibilidade: possibilita a adaptação e flexibilidade da empresa frente ao mercado.
  7. Segurança: é preciso também ter atenção à proteção dos dados e a segurança cibernética. 

Principais tendências

As principais tendências dessa digitalização no varejo são:

  • Personalização: a IA e algoritmos avançados permitirão experiências de compra cada vez mais personalizadas às necessidades dos clientes.
  • Automação e otimização: a gestão de estoque se tornará mais eficiente, com previsões de demanda e otimização dos níveis de estoque. 
  • Decisões baseadas em dados: a análise avançada de dados permitirá prever tendências de mercado, ajustar preços em tempo real e planejar compras com maior precisão.

Colaborador 

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas