Aalok atua com eficiência energética e ultrassom industrial

Pioneirismo, eficiência e exclusividade são palavras que marcam a trajetória da Aalok Indústria, fundada em 2001. Localizada em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), atua nas áreas de energia e bens de capital. Iluminação LED, energia solar, autoprodução de energia, carregadores elétricos e fabricação de ultrassom industrial estão entre os negócios da Aalok, que projeta um crescimento de 100% no faturamento em 2023.
Segundo o fundador da Aalok, Marco Aurélio Caetano Machado, os planos vão além e, no período de cinco anos, as estimativas preveem multiplicar por cinco os resultados atuais. Tamanho otimismo se deve a alguns fatores, entre os quais, a demanda elevada. “Mesmo com as recentes mudanças no cenário nacional, os negócios estão aquecidos. Sou da opinião que temos que ser a favor do crescimento do País, seja na mão de quem (o governo) estiver”, afirmou.
Hoje, apenas o braço de eficiência energética representa 70% do faturamento da empresa, enquanto a fabricação do ultrassom tem escala mundial. Isso, conforme Marco Aurélio Machado, elevando as projeções para o exercício.
O filho de Marco Aurélio Machado, Daniel Zicker Machado, complementa que a ampliação da carteira de clientes, bem como a fidelização dos antigos, também vão colaborar para as metas estabelecidas. “Conseguimos clientes novos que não estavam no radar e fidelizamos os anteriores. Estamos satisfeitos e otimistas”, diz.
Ultrassom para aplicação industrial
A empresa atua há mais de dez anos com a fabricação de ultrassom para aplicação em indústrias. Do setor de joalheria, passando pelo médico-hospitalar ao de fieira, o equipamento é utilizado, por exemplo, na confecção de joias de tecidos para Equipamentos de Proteção Individual (EPI), colchões hospitalares e fios de metal.
Conforme Daniel Machado, o funcionamento é como uma máquina de costura. E a tecnologia é exclusiva. “Já exportamos para Itália, Portugal, China, Estados Unidos, África, além de todos os países da América Latina. É uma máquina diferenciada, com tecnologia para solda de itens soldáveis e perfuração de materiais duros”, explica.
Marco Aurélio Machado detalha a trajetória, recordando que como a empresa já fabricava ultrassom especialmente para lidar com semijoias, desenvolveu uma máquina de costura ultrassônica. Na prática, o equipamento não usa agulha nem linha e sim fusão por ultrassom. “É utilizado, por exemplo, para costurar capa de chuva de automóvel, roupa de motoqueiros, roupas íntimas”, diz.
Eficiência energética
Já no caso da eficiência energética, Daniel Machado destaca a fabricação de luminárias de LED para o uso industrial e público desde 2012. E cita a elaboração de projetos e prestação de consultoria em geração de energia, com opções fotovoltaica e mini-hídrica.
No caso da iluminação LED, o empresário relembra que, naquela época, a Aalok foi precursora da modalidade que hoje é muito comum: os contratos de performance. O primeiro do tipo neste quesito foi firmado com a antiga Belgo Mineira, em 2014.
“Dessa maneira, montamos uma modalidade de negócio que era bem difícil receber uma negativa. A gente apresentava o projeto, investia na fabricação e instalação do equipamento e o cliente só pagava após constatada uma economia em seus gastos. Isso hoje é comum no mercado. Mas, seguimos com novidades. E, no próximo mês, provavelmente iremos lançar uma nova linha de eficiência”, revela.
O empresário adianta que envolve a troca de LED nos sistemas de iluminação de alguns clientes de sete anos para cá e que pode representar quase 50% de redução no consumo.
A empresa também é responsável pela instalação e manutenção desse tipo de energia em nove municípios mineiros, entre eles: Itapagipe, Cordisburgo, Araújos, Varjão de Minas, Bom Despacho e Mateus Leme.
E agora a Aalok se prepara para entrar no mercado de carregadores de veículos elétricos, por meio da Myplug. Segundo os executivos, alguns projetos já estão sendo instalados em garagens comerciais e residenciais da Grande Belo Horizonte.
Ouça a rádio de Minas