Negócios

Abandono de carrinho: veja as principais causas e como evitar esta ação no varejo on-line

A maioria tende a desistir da compra devido ao valor do frete ou à cobrança de alguma taxa
Abandono de carrinho: veja as principais causas e como evitar esta ação no varejo on-line
Foto: Adobe Stock

A maioria (79%) dos consumidores do varejo on-line no Brasil tem o hábito de desistir da compra na reta final, sendo que 19% afirmam que frequentemente abandonam o carrinho com os itens selecionados. É o que apontam os dados da pesquisa realizada pela Opinion Box.

Dentre os diferentes fatores que motivam essas pessoas a desistirem da compra, o mais citado, por 63% dos entrevistados, foi o fato de o frete ser mais caro do que o esperado. Outros motivos que também se destacaram foram: a possibilidade de encontrar os produtos mais baratos em outros sites (36%) e a cobrança de algum serviço ou taxa inesperada (35%).

Por outro lado, 77% dos consumidores disseram que já abandonaram o carrinho e voltaram para comprar tudo que havia nele depois. O estudo ainda aponta que 76% dos brasileiros abandonaram o carrinho e quando voltaram se depararam com produtos mais caros.

A grande maioria (80%) dos entrevistados afirma ter sido impactada por anúncios dos itens selecionados após abandonar o carrinho. Além disso, 61% relatam ter recebido cupons de desconto por e-mail incentivando a volta.

Considerando apenas o grupo de pessoas que receberam um e-mail com descontos, mais da metade (53%) consideram provável a volta para comprar os produtos presentes no carrinho, sendo que 30% responderam “muito provável”, contra apenas 5% que afirmam não ser provável.

O estudo da Opinion Box ainda destaca que a adoção de estratégias de retargeting, ou seja, de exibir anúncios para pessoas que já interagiram com determinados produtos, pode fazer com que 37% dos consumidores comprem os produtos que já colocaram no carrinho, sendo que 19% avaliam como muito provável.

Plataforma de E-commerce.
Foto: Adobe Stock

A aposta no modelo omnichannel

Mais da metade (59%) dos consumidores entrevistados afirmam já ter abandonado o carrinho no site e procurarem os produtos nas lojas físicas. Com base neste cenário, o levantamento destaca a importância das estratégias omnichannel, de integrar diversos canais e combinar a experiência on-line com a off-line.

O correto é buscar oferecer o melhor dos dois mundos para os clientes e deixar a loja preparada para receber esse público do mundo digital. No entanto, se a empresa varejista não conta com uma loja física, a meta é tentar fazer com que o cliente não saia para comprar presencialmente na concorrência.

De acordo com o levantamento, 66% dos consumidores tendem a desistir de comprar em um determinado site se a experiência de navegação for ruim. A maioria (63%) também afirma que procuram outras opções se o site demorar para carregar.

Além disso, 57% dos entrevistados afirmam que, quanto mais rápida for a etapa de pagamento da loja on-line, maior será a chance de conquistá-los como clientes. Vale destacar que 31% não voltam a comprar no site quando desistem de uma compra na etapa final, contra 29% que seguem como clientes.

A aparência dos sites de compras também é uma característica importante: 80% dos brasileiros desistem de comprar algo em um site que pareça não ser confiável. Outros 38% disseram não gostar de receber anúncios de empresas após desistir de comprar.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas