ABB Eletrificação expande produção em Contagem

A fabricante global de materiais elétricos ABB Eletrificação, empresa do grupo suíço ABB, está aumentando o portfólio de itens fabricados na planta de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A companhia está implementando seis novas linhas de produtos. A expansão produtiva, que teve início há dois anos e está 70% concluída, será finalizada em 2025.
Por consequência da ampliação das linhas de montagem, a marca está gerando novos empregos, e uma expressiva parcela da mão de obra alocada vem da Grande BH. Hoje, trabalham cerca de 500 pessoas na fábrica, incluindo parte da demanda já adicionada. Até o próximo ano, com o restante do aporte programado – sem valores revelados –, serão em torno de 550 colaboradores.
Ainda no ano que vem, a fabricante completará cinco décadas de operação na unidade mineira, onde produz, atualmente, 48 mil disjuntores residenciais por dia. Aproximadamente 98% da produção no local é exportada. A maior fatia das remessas e enviada para os países norte-americanos, principalmente para os Estados Unidos, e o restante para o mercado asiático.
As informações são do plant manager da ABB Eletrificação Contagem, William Alves. Segundo ele, os novos produtos que foram e serão incorporados no mix de itens produzidos no município também serão enviados para fora do Brasil, sobretudo aos estadunidenses. Anteriormente, esses materiais eram fabricados pela companhia na República Dominicana, de acordo com o gestor.
Empresa adota ações com foco em eficiência energética e descarbonização
Além da instalação de mais linhas produtivas e de uma consequente modernização com a adoção de novas máquinas e robôs, a fabricante de materiais elétricos vem promovendo ações no local para ganhos em eficiência energética e descarbonização. As medidas implementadas contribuíram para que a fábrica alcançasse uma economia anual de energia de 530 megawatts-hora (MWh) e uma redução de mais de 160 toneladas nas emissões de dióxido de carbono equivalente (CO2e).
Cabe destacar, neste caso, que a unidade faz parte do ABB Mission to Zero, programa global da ABB que tem como meta reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) do escopo 1 e do escopo 2 em 100% até 2050. Conforme Alves, o objetivo do grupo é que todas as plantas tenham emissão zero de carbono e a fábrica de Contagem está próxima de alcançar este patamar.
Sobre as várias iniciativas adotadas pela ABB Eletrificação na cidade, ele destaca as instalações de inversores de frequência em áreas como a de moldagem, soldagem e estamparia para que os motores dos equipamentos girem apenas quando necessário; de lâmpadas de LED, que são mais eficientes do que modelos de iluminação incandescente ou fluorescente; e de telhas translúcidas para permitir a entrada de luz natural e evita que as lâmpadas fiquem acesas durante o dia.
“Outro ponto é que temos um acordo com a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), nossa concessionária de energia aqui no Estado, e recebemos um certificado internacional de que toda a energia que recebemos aqui é renovável, que não tem emissão de carbono”, realça.
“Recentemente também implementamos o sistema de energia fotovoltaica em todos os pontos que tínhamos oportunidades, como estacionamento, em cima do vestiário e restaurante. Essa foi a fase um, e no ano que vem, na fase dois, a ideia é instalar sobre o telhado da fábrica”, complementa.
Segundo o gerente da planta mineira, ainda foram implantados em todos os setores da fábrica o ABB Ability. Esse sistema de gerenciamento inteligente de consumo de energia, solução produzida pela própria empresa, fornece dados para que a companhia consiga identificar oportunidades para reduzir mais o consumo de energia e otimizar a eficiência energética.
Ouça a rádio de Minas