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ABC da Construção expande atuação para o Espírito Santo

Duas primeiras lojas foram inauguradas no início de abril
ABC da Construção expande atuação para o Espírito Santo
Meta do ABC da Construção é alcançar faturamento anual de R$ 5 bi, revela Tiago Moura | Crédito: DIVULGAÇÃO / ABC DA CONSTRUÇÃO

A ABC da Construção, rede especializada em acabamentos para construção que tem revolucionado o setor por meio de investimentos constantes em logística, tecnologia e marketing, anuncia a expansão de seus negócios para o Espírito Santo, com a abertura de 20 unidades franqueadas da rede no estado em 2022. As duas primeiras lojas foram inauguradas no início de abril nas cidades de Guaçuí e Guarapari. No dia 26, entrou em operação a unidade da capital Vitória.

Com aproximadamente 300 metros quadrados e uma média de cinco colaboradores, as novas lojas têm formato guide shop, e-commerce e atacarejo e contam com um show room de mais de 1.500 produtos, como pisos e revestimentos, louças, metais, móveis, tintas, dentre outros. Com sua logística proprietária, que funciona por meio de um centro de distribuição (CD) localizado em Juiz de Fora (Zona da Mata mineira), a ABC fica responsável pelas entregas programadas para chegar ao cliente final na data escolhida por ele, seguindo o cronograma da obra.

“Além das unidades em Guaçuí, Guarapari e Vitória, pretendemos inaugurar, ainda em 2022, outras 17 novas franquias no Espírito Santo. Essa expansão pela região Sudeste faz parte do nosso plano de chegarmos a 400 estabelecimentos este ano e a mil até 2024. Nossa meta é alcançar um faturamento anual de R$ 5 bilhões”, prevê o CEO da ABC Construção, Tiago Moura Mendonça.

O empresário responsável pela franquia de Guarapari, Pablo Rocha Magnago, explica que a unidade é resultado de um projeto que se iniciou há cerca de um ano. “Em março de 2021, comecei a estudar a viabilidade deste empreendimento na cidade, que ainda não tinha uma loja deste nível, tão bem estruturada, com este portfólio e esse mix de marcas e produtos que estamos trazendo”, diz.

Dentre os principais diferenciais que a ABC da Construção disponibiliza ao consumidor, Magnago destaca o alinhamento entre bom preço e produtos de qualidade. “Temos um catálogo grande, marcas reconhecidas de acabamento, revestimento, metais e uma parceria muito forte entre a ABC e esses fornecedores, o que nos permite oferecer produtos modernos com preços e condições especiais”, pontua.

Entre lojas próprias e franquias, a ABC da Construção já conta com mais de 200 lojas, em 160 cidades de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Fomentando o empreendedorismo – Quando assumiu o cargo de CEO da ABC da Construção, em 2006, Tiago Moura Mendonça evoluiu os negócios da empresa de um modelo tradicional de lojas próprias para uma franqueadora com foco em tecnologia. O objetivo é apoiar empreendedores locais a se reinventarem, principalmente diante das incertezas do cenário atual.

O investimento total estimado para abrir uma franquia ABC fica entre R$ 300 mil e R$ 450 mil, dependendo principalmente do tamanho da loja, que varia, em média, de 250 a 500 metros quadrados. As unidades no formato guide shop possibilitam ao empresário uma estrutura enxuta, com poucos funcionários e custos fixos baixos. O estabelecimento sem estoque e entregas programadas garantem maior concentração em vendas e relacionamento, minimizando os problemas comuns causados pelo armazenamento de mercadorias, como perdas, roubos, investimentos altos e necessidade de capital de giro.

Outras vantagens para os franqueados incluem suporte personalizado, desde a escolha do ponto onde a loja será instalada e auxílio na realização de ações de publicidade e marketing até a negociação com as principais indústrias do mercado, além de treinamentos iniciais e de reciclagem para o empresário e sua equipe e acesso a fornecedores premium, com um mix de produtos que acompanham as principais tendências do mercado.

“O investimento necessário para abrir uma loja da ABC da Construção é basicamente o custo de montar o show room e o capital para algumas despesas pré-operacionais, como treinamentos e marketing. Ao oferecer todo o apoio, nossa meta é que os empreendedores se fortaleçam e se tornem referência dentro de suas praças de atuação”, comenta Mendonça.

Expansão – Em dezembro de 2021, A ABC captou um aporte de R$ 123 milhões, montante que impulsiona a expansão da rede pela região Sudeste. A Dexco, maior empresa do segmento de fabricação de materiais de construção, que detém importantes marcas como Deca, Duratex, Hydra, Portinari e Ceusa, investiu, por uma participação minoritária de 10%, R$ 103 milhões na rede. Na rodada de investimentos, o próprio CEO, Tiago Mendonça, aplicou mais de R$ 20 milhões na empresa. O negócio também já recebeu aportes de instituições como a FIR Capital e a Redpoint eventures.

De acordo com Mendonça, além de novas unidades, os planos de expansão da ABC englobam estratégias de marketing bem estruturadas para fortalecer cada vez mais a marca e se posicionar como uma empresa diferenciada no segmento, o que inclui patrocínio a grandes clubes de futebol, como Flamengo, Atlético Mineiro e São Paulo.

Fundada pelo avô do CEO, a marca vive um crescimento tão acelerado quanto o de uma startup, por isso hoje é considerada umas das principais construtechs do Brasil.

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