Aberta a temporada de férias nos shoppings

“Quem meu filho beija, minha boca adoça” é um antigo ditado que ajuda a explicar o investimento e o tamanho do esforço que os shopping centers empregam para promover programações de férias criativas e capazes de agradar crianças de todas as idades, inclusive aquelas que já viraram pais e há tempos assumiram a identidade de adultas.
Prontos para atender as famílias nesse período em que as crianças estão de férias, os malls buscam criar atrações e eventos para toda a família. Embora o período tenha sido encurtado pelas escolas que precisam ajustar o calendário depois de dois anos de pandemia, a segunda quinzena de julho promete um cardápio variado de atividades para quem não viajou e vai fazer dos centros de compras um programa de férias.
Na região Noroeste, o Shopping Del Rey escolheu o carisma do influenciador digital Lucas Neto como atração principal. O Parque “Lucas Neto e sua turma dos aventureiros”, instalado no primeiro piso, reproduz a Cidade da Alegria – cenário da série on-line onde os personagens queridos das crianças demonstram suas habilidades.
Quem preferir algo mais sossegado pode optar pela Feira Letrinhas, espaço que estimula o contato dos pequenos com a literatura, e atrações fixas do shopping, como o Boliche Del Rey e o cinema. As crianças também podem se divertir no Planeta Imaginário, espaço com atrações para várias faixas etárias e opção de colônia de férias, e nos passeios de carrinho motorizados.
De acordo com a gerente de marketing do Shopping Del Rey, Juliana Trindade, as férias são uma ótima oportunidade para mostrar para as famílias que o empreendimento é muito mais que um lugar de compras e serviços, mas um espaço de convivência e de felicidade.
“Nos esforçamos para pensar uma programação que pudesse agradar todos os tipos de famílias. É um público muito diverso. Como um empreendimento com mais de 30 anos, já somos um espaço de memórias, afetivo. Isso tem um valor muito grande para nós. Transformamos a pandemia em oportunidade de reformular os nossos serviços, reposicionando o shopping em relação ao mix. Já somos referência de entretenimento, como destino de felicidade para as famílias. No início do ano o time já estava trabalhando na programação de férias. No ano passado a gente já tinha fechado com o parque”, explica Juliana Trindade.
Mesmo que as férias tenham se restringido à segunda quinzena do mês, a expectativa de público é grande nos shoppings. A crise econômica é mais um motivo para as famílias buscarem programas na própria cidade ou em regiões próximas.
O objetivo é levar as famílias ao shopping não apenas para o consumo imediato, mas também para a criação de laços que levem à formação de uma nova geração de consumidores. Tudo isso sem dispensar os cuidados redobrados com a segurança física e sanitária das crianças e seus acompanhantes.
“Precisamos ter um mix maior de atrações porque as famílias estão ficando mais tempo na cidade. Trabalhamos também alinhados com os lojistas que oferecem produtos e serviços que tenham relação com o tema. A ideia é que eles se beneficiem diretamente da ação. A pandemia fez com que os shoppings ficassem ainda mais atentos à questão da segurança e da higiene. Nesse período trabalhamos voltados para as crianças, um público delicado, para o qual nos preparamos muito para prestar o melhor serviço”, destaca a gerente de Marketing do Shopping Del Rey.

Região Central
No Shopping Cidade, no hipercentro, o esforço é igualmente grande para que crianças e adultos se encantem com o tema inspirado no Velho Chico, capitaneado pelos mascotes Nino, o lobo guará e a Capivara Flora.
Segundo a gerente de Marketing do Shopping Cidade, Marcela Castro, a ideia é, de forma lúdica e divertida, trazer para as crianças conhecimentos sobre o cerrado – bioma majoritário em Minas Gerais -, sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Mais de 12 mil crianças devem passar pelas atrações até o fim do mês. A programação inclui além dos mascotes que passeiam pelo mall prontos para interagir e tirar fotos, teatro infantil, oficinas e playground temático.
“Os pais já esperam pela nossa programação nessa época. A proposta é fazer tudo de forma lúdica, mas também com uma parte educativa e contexto atualizado. Temos atrações para diferentes idades. É um trabalho de inteligência que parte do shopping pensando a temática. É um trabalho que veio desde o ano passado. Aliamos esforços e estratégias com diversas fontes para fazer com que o evento seja seguro para os clientes. São empresas especializadas no atendimento à criança”, pontua Marcela Castro.

Vetor Norte
Na região de Venda Nova, o Shopping Estação tem como um dos trunfos o fácil acesso, já que está sobre uma estação intermodal, que reúne ônibus, metrô e BRT (Sistema Move). Até o dia 30 de agosto um enorme jacaré – bonzinho – faz as honras da casa ao receber os pequenos e seus pais em uma gigantesca piscina com 198 mil bolinhas. A atração é paga, mas existe um circuito de brincadeiras e atrações gratuitas, no Estação Kids. Do lado de fora do centro de compras, o parquinho funciona gratuitamente durante toda a temporada com atrações que vão trazer saudades aos marmanjos como queimada, bolha gigante e pega-pega e shows infantis na sequência.
Para a superintendente do Shopping Estação BH, Giseli Leal, ações como essa são fundamentais para gerar momentos importantes, memórias afetivas que garantam novas gerações de consumidores e parceiros. A estimativa de público é em torno de 15 mil pessoas.
“Recebemos moradores principalmente do Vetor Norte, mas a facilidade de acesso permite que pessoas de toda a região metropolitana nos acessem. Temos um planejamento anual das ações. Tudo é pensado com muita antecedência, junto com os fornecedores para que tenhamos um lugar seguro, confortável e com muitas opções. Nosso investimento na campanha de férias cresceu em 20% em relação a 2019. O objetivo é agradar as famílias sem abandonar os cuidados sanitários, respeitando a capacidade dos espaços, o uso do álcool em gel e das máscaras conforme a legislação e a orientação dos especialistas”, afirma Giseli Leal.
Ouça a rádio de Minas