ABF Franchising Expo serve de ‘termômetro’ para as novidades e tendências do setor

A ABF Franchising Expo se mantém como um termômetro importante para as novidades, tendências e movimentos no setor. Dentre os negócios que se mantêm em alta, conforme informações da Associação Brasileira de Franchising (ABF), destaque para franquias de mercados autônomos, locação (principalmente de equipamentos para obras), soluções financeiras e de gestão, óticas (com propostas variadas, incluindo populares), e serviços de limpeza e conservação.
Em termos de formatos, a associação ressalta o avanço de microfranquias e modelos mais enxutos, quiosques, formatos móveis, digitais e autônomos, incluindo vending machines.
Entre os nichos criativos estão franquias de eletropostos, chocolate sem açúcar, recurso de multas, licitações, gestão de pessoas, projetos luminotécnicos, adega de vinhos autônoma, telemedicina, loja virtual em marketplaces, self storage, comidas congeladas, gestão de frotas, economia de água, lutheria (reparo de instrumentos musicais), peixaria, plataforma de compra e venda de veículos, entre outros.
Entre os fornecedores, o evento apresentou muitas soluções para gerenciar e digitalizar processos entre franqueadoras e franqueados, meios de pagamento específicos para o franchising, consultoria, geolocalização e até uma ferramenta com Inteligência Artificial (IA) para predição de resultados de franquias em determinadas regiões e pontos comerciais.
Conhecimento do setor e capacitação
A Arena do Conhecimento, área de capacitação do evento, recebeu cerca de 1.500 empreendedores e trouxe quase 50 horas de palestras com temas como Lei do Franchising, conceitos-chave do setor, avaliação do contrato de franquia, passos na avaliação de uma rede, liderança, felicidade no trabalho e fluxo de caixa, com os principais especialistas do franchising nacional.
E uma das novidades deste ano foi a reformulação da grade de conteúdo, que reuniu em um só evento a programação dos seminários e simpósios que compunham a ABF Franchising Week. Dessa forma, foi criada a ABF Franchising Summit, evento que tem como objetivo oferecer muito conhecimento, tendências e inovação sobre o franchising que foi desenvolvido com a colaboração das comissões temáticas da ABF.
Em sua primeira edição, o evento reuniu mais de 1,5 mil pessoas, em dois dias. Entre os assuntos apresentados, destaque para inovação e tecnologia, envolvendo Inteligência Artificial (IA) e transformação digital; educação; expansão; ESG, tendências e “big numbers”; jurídico; reforma tributária; gestão e liderança; sucessão nas redes de franquia; sinergia com fornecedores; além de histórias que inspiram.
A diretora-executiva da ABF, Caroline Graciani, conta que o público avaliou muito bem o conteúdo da programação, destacando a aplicabilidade das estratégias e cases apresentados. Ela acrescenta que o networking foi outro ponto forte do evento, já que o evento contou com a participação das principais lideranças do franchising brasileiro.
“Nesse ambiente de colaboração, ressaltamos mais uma vez a importância das boas práticas para o desenvolvimento de um franchising sólido e sustentável”, frisa.
Ouça a rádio de Minas