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Academia do Café potencializa ações no ambiente digital

Academia do Café potencializa ações no ambiente digital
Antes da pandemia, o ambiente virtual não tinha tanto peso quanto o presencial | Crédito: Divulgação/Academia do Café

Uma verdadeira instituição cultural em Minas Gerais, o café é, antes de tudo, uma experiência sensorial que aguça sentidos como o olfato, a visão e, principalmente, o paladar.

O fechamento ou a restrição de funcionamento das cafeterias durante a pandemia da Covid-19 obrigou as empresas do ramo a inventarem novas formas de se fazer viáveis e, por que não, presentes na vida dos clientes. E, algumas, se surpreenderam com o resultado.

E a hora parece, mesmo, indicada para o fortalecimento das marcas. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o consumo da bebida na quarentena aumentou 30%.

Atenta a esse cenário, a Academia do Café, sediada na região Centro-Sul da Capital, potencializou o e-commerce de cafés especiais e levou os cursos, antes oferecidos presencialmente, para uma plataforma on-line. Com as lojas físicas fechadas e as adaptações, a loja virtual teve um aumento de 95% nas vendas.

De acordo com uma das sócias da Academia do Café, Júlia Fortini, para conquistar esse resultado, a estratégia foi melhorar a comunicação sobre os produtos e serviços on-line, oferecer mais itens e cafés especiais no site, iniciar a entrega rápida em Belo Horizonte e criar kits promocionais.

“Antes da pandemia, o ambiente virtual não tinha tanto peso quanto o presencial. Mas nós já estávamos investindo em nosso site, na plataforma e na divulgação pois sabíamos do nosso potencial de atingir clientes de todo o Brasil. Estávamos preparados. Investimos na mudança de nossa plataforma, comunicação e afins uns seis meses antes da pandemia começar”, revela Júlia Fortini.

Para alcançar e conquistar novos clientes, inclusive de lugares distantes, foi preciso criar novos métodos. Os alunos recebem um kit para a aula prática em casa. A expectativa é de que no futuro o modelo adquira característica híbrida.

“Com isso conseguimos que o aluno tenha a mesma experiência que estamos ensinando, só que do outro lado da telinha, em casa. Acreditamos que o on-line vai continuar sendo muito procurado, tanto no e-commerce quanto nos cursos. Estamos até buscando outros modelos para os nossos cursos mais avançados. Sempre tivemos muitos alunos de todo o Brasil e às vezes até de outros países, o on-line facilita essa proximidade e pode ser até um curso de entrada para fazer os presenciais”, afirma a empresária.

Impactos da crise – Apesar das conquistas, o período tem sido de grande dificuldade para a Academia do Café. Das duas lojas na região Centro-Sul, apenas a unidade do bairro Funcionários continua aberta para retirada de produtos.

“Devido à pandemia tivemos um atraso na execução de projetos. Foi preciso reformular o negócio e a forma de mantermos contato com nossos clientes. Tivemos crescimento em algumas áreas e em outras menos. No ano que vem, vamos focar principalmente no que mais sabemos fazer e ensinar: café. A pandemia veio e com ela ficou claro que os cursos e o café de qualidade são os carros-chefes. Queremos focar na experiência única de nossos alunos e clientes que passarem pela nossa escola e cafeteria focando na disseminação de conhecimento e café de qualidade”, completou a sócia da Academia do Café.

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