Accor inaugura Tribe Belo Horizonte Savassi, o primeiro da marca no Brasil

O hotel Tribe Belo Horizonte Savassi será inaugurado nesta segunda-feira (1º), o primeiro da bandeira no Brasil e o segundo na América Latina. O empreendimento faz parte do plano estratégico de expansão do grupo hoteleiro Accor no mercado nacional. Ao todo, o projeto recebeu R$ 80 milhões em investimentos do Grupo OR3, proprietário do imóvel.
A unidade localizada no bairro Lourdes, na região Centro-Sul da Capital, promete ser uma referência da rede no País. O Tribe é uma bandeira midscale com uma proposta de hotel urbano, voltada para o viajante conectado e cosmopolita. A chegada ao mercado brasileiro integra os planos da Accor de introduzir novas marcas com alto potencial de crescimento na região.
O novo hotel está instalado em um edifício de dez andares que pertencia ao governo de Minas Gerais e era utilizado como uma repartição pública até entrar em desuso. O prédio acabou sendo arrematado pelo Grupo OR3 em leilão, realizado em 2021, com um aporte de aproximadamente R$ 20 milhões. O imóvel possui nove andares de apartamentos com quartos de 15 m² e de 30 m², além de um terraço com vista panorâmica da cidade.

O Tribe Belo Horizonte Savassi possui 79 apartamentos com acabamentos sofisticados e design otimizado, divididos por oito categorias. A expectativa é de geração de aproximadamente 100 empregos na região. O hotel ainda oferece três pontos gastronômicos, com destaque para uma recepção integrada à cafeteria Broa Coffee Shop, com capacidade para receber até 40 pessoas, e que oferecerá café preparado por baristas a partir de grãos selecionados.
“Nós sabemos o quanto o café vem se tornando uma tendência de consumo. Nós teremos serviço de barista em um lobby integrado com a chegada do hóspede ao hotel”, completa a vice-presidente de marketing e digital strategy da Accor Américas para a divisão premium, midscale & economy (PM&E), Roberta Vernaglia.
O empreendimento também terá uma drinkeria Bar Coreto, com capacidade para 52 pessoas, localizada no rooftop que será inaugurado nos próximos dias. Outro ponto gastronômico do novo hotel é o Restaurante Trintaeum, comandado pela chef Ana Gabi. Em operação desde dezembro do ano passado, o estabelecimento conta com 130 lugares e oferece uma culinária contemporânea.

O COO da Accor Brasil para a divisão PM&E, Olivier Hick, ressalta que a Tribe é uma marca midscale com proposta inovadora de hotel urbano voltado para viajantes com perfil conectado e cosmopolita. “Ela é destinada a um público que está em busca de um hotel diferenciado, e o Tribe vai trazer uma proposta diferenciada de integração de arte e gastronomia”, afirma.
Já o gerente geral do hotel Tribe Belo Horizonte Savassi, Guilherme Mendes, destaca a qualidade do design do empreendimento, dos objetos de arte e dos serviços que serão oferecidos no local. Ele garante que o imóvel será diferente dos demais hotéis no modelo midscale presentes na Capital, devido ao conceito de experiências urbanas. “O nosso hotel é diferente, por ter essa pegada que une arte, design e gastronomia”, diz.
O dirigente ainda aponta a relevância das operações ligadas ao segmento de alimentos e bebidas nas operações da marca. Segundo ele, a participação desse tipo de serviço no faturamento de um hotel da Tribe é muito superior do que em unidades convencionais, onde a parcela é de aproximadamente 20% do valor total.
“Já em um hotel com o nosso conceito a contribuição dos alimentos e bebidas chega a ser semelhante ao faturamento da hospedagem, podendo superar em alguns casos”, ressalta.
Belo Horizonte: uma cidade aberta para o novo

A capital mineira é considerada o local ideal para esse início das operações no Brasil. A escolha foi motivada pelo fato de a cidade reunir características que conversam diretamente com o DNA da marca, por se tratar de uma cidade em ascensão na cena cultural e na vida noturna.
Segundo Roberta Vernaglia, a escolha por Belo Horizonte se deu pelo fato de a cidade apresentar grande receptividade para o novo e para o diferente, além de acolher propostas ousadas. “Ela também é uma cidade considerada um dos principais polos gastronômicos do País”, acrescenta.
Já Hick lembra que a marca possui um histórico de grandes lançamentos em cidades com perfil semelhantes ao da capital mineira. Além disso, ele ressalta o fato de a multinacional contar com bons parceiros que acreditaram e contribuíram para o desenvolvimento desse projeto. “Quando temos o proprietário certo e um bom produto, tudo isso faz com que essa ‘receita’ acabe dando certo”, declara.
Quanto ao desempenho das unidades do grupo presentes na Capital, o COO da Accor Brasil relata que a empresa tem observado um crescimento nas ocupações nessas operações ao longo dos dois últimos anos. Os hotéis belo-horizontinos registraram um aumento próximo de 15% nas ocupações em 2024 frente ao ano anterior.
A expectativa da Accor é atingir até 60% de ocupação nos primeiros meses de operação.
Expansão do grupo Accor

Para Minas Gerais, estão previstos mais nove hotéis de bandeiras pertencentes à multinacional do setor hoteleiro até 2029. Entre eles, o Novotel Uberlândia, no Triângulo Mineiro, tem previsão de inauguração até o final deste ano e o Ibis Styles Araxá, no Alto Paranaíba, deverá iniciar as operações até o início de 2026. O próximo ano também deverá marcar o início das operações do Ibis Styles Passos, no Sul de Minas, previsto para até o mês de julho.
Já o Ibis Varginha, também no Sul de Minas, e o Ibis Styles Montes Claros, no Norte do Estado, deverão ser inaugurados em 2028 e 2029, respectivamente. Os demais hotéis estão em desenvolvimento, com aberturas previstas a médio prazo; são eles:
- Ibis Pouso Alegre;
- Ibis Pará de Minas;
- Ibis Styles Uberaba;
- Ibis Styles Patrocínio.
Ouça a rádio de Minas