Negócios

Aceleradora de startups é inaugurada em Montes Claros, Norte de Minas

Aceleradora de startups é inaugurada em Montes Claros, Norte de Minas
Crédito: Alisson J. Silva/Arquivo DC

A inovação e os negócios tecnológicos ganham cada vez mais espaço e contribuem para o desenvolvimento e a geração de emprego e renda no Norte de Minas. Para atender esses negócios de base tecnológica, será inaugurada hoje a aceleradora de startups: a Fábrica.

A iniciativa é uma parceria entre o Sebrae Minas, Prefeitura de Montes Claros, e a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec), com apoio do Ecossistema de Inovação do Norte de Minas, que conta com a participação de diversas instituições de ensino da região.

O objetivo da aceleradora é fomentar o empreendedorismo inovador, por meio do apoio às startups que já estão em operação ou prontas para começar suas atividades, como explica o secretário executivo da Fundetec, Haroldo Moraes Lopes.

“Não vamos criar startups. Esse trabalho já é feito nas incubadoras existentes na cidade, principalmente nas instituições de ensino. Na Fábrica vamos trabalhar com quem já está atuando ou prestes a entrar no mercado”, explica.

“Assim como existem locais como o Distrito Industrial, decidimos criar um ambiente em que empreendedores da área de inovação possam trabalhar juntos e trocar experiências em um espaço físico de aceleração de startups e assim desenvolver suas ideias”, ressalta o secretário Municipal de Desenvolvimento e Turismo, Edilson Torquato.

O analista do Sebrae Minas Walmath Magalhães destaca o apoio da entidade na criação do espaço e acredita no sucesso da iniciativa.

“Desenvolvemos a ideia do empreendedorismo inovador com estudantes, instituições de ensino superior, entidades de fomento e empreendedores de Montes Claros e região durante os últimos quatro anos. Hoje, constatamos o surgimento de um espaço legítimo e apropriado ao fortalecimento dos negócios digitais e à expansão do conceito de Ecossistema de Inovação no Norte de Minas”, enfatiza.

A Fábrica, que irá funcionar no centro de Montes Claros, contará com duas empresas-âncora: a Advogar, parceira do empreendimento, e a Contapay. (ASN)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas