Negócios

Acelero desembarca na Capital

Acelero desembarca na Capital
Ela nasceu digital e agora estende sua jornada para o mundo físico, com sete lojas em SP e uma em BH | Crédito: Divulgação

Ela nasceu digital e agora estende sua jornada para o mundo físico. Com sete lojas em São Paulo, a Acelero – startup de compra e venda de veículos seminovos – abre sua primeira unidade em Belo Horizonte. O lugar escolhido foi o bairro Silveira, na região Nordeste.

De acordo com o diretor da Acelero, Wagner Dias da Silva, a inauguração faz parte de um ambicioso plano de expansão que prevê saltar das atuais oito unidades – sete em São Paulo e uma em Belo Horizonte – para 27 até o fim de 2022. A próxima inauguração já está marcada para o fim do mês em Recife (PE), seguida por Ribeirão Preto e São Paulo, ainda este ano.

Cada unidade, em média, é capaz de gerar 25 empregos entre diretos e indiretos. A startup conta com a retaguarda do Grupo Unidas e não revelou o valor do investimento, que inclui a parte predial, desenvolvimento de fornecedores, contratação e capacitação de pessoal e infraestrutura tecnológica.

“Surgimos com viés digital e, em meados de 2020, estávamos expandindo nossos negócios quando muitos estavam totalmente parados. Foi o ano em que mais crescemos nas compras, inclusive em Minas Gerais, de forma totalmente digital. Sentimos, então, a necessidade de também dar a opção do contato físico. Chegar com a marca em corredores importantes nas principais cidades do Brasil. Belo Horizonte tem relevância e potencial de crescimento. E assim a gente segue com uma expansão bem desenhada”, explica Silva.

A companhia possui um processo próprio de avaliação dos carros que promete aos clientes venderem e comprarem o veículo com segurança, facilidade e agilidade, além de também poderem escolher seu próximo seminovo nas lojas ou no portal.

O estoque conta com dezenas de veículos disponíveis em diversas categorias, como SUVs, hatches, sedãs premium e picapes, entre outros. O processo de compra é bastante simples. Basta o interessado escolher o modelo preferido, preencher um cadastro com suas informações pessoais e efetuar o pagamento – que poderá ser realizado de diversas formas, como débito, PIX e inclusive financiado, opção em que será realizada uma análise de crédito on-line em tempo real.

“Temos em São Paulo um pátio onde realizamos toda a inspeção e preparação dos carros como em uma linha de produção. Todo o histórico e documentação são levantados e ajudam a compor um laudo técnico que subsidia o cliente na hora da compra. Nas outras cidades temos parceiros estratégicos selecionados para fazer esse trabalho. A tendência é a de que com a consolidação das novas unidades tenhamos centros próprios nessas praças”, destaca.

O mercado de seminovos e usados passa por um momento de crescimento não apenas pela crise econômica marcada pela inflação, que leva consumidores de carros novos a optarem por modelos mais baratos.

Entre janeiro e outubro deste ano, a comercialização de seminovos e usados no Estado se manteve positiva, com alta de 20,7% sobre igual intervalo de 2020, com 1,573 milhão de unidades vendidas. Os dados foram divulgados pela Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto). Conforme a federação, no Brasil, no ano, houve aumento de 29,8%, alcançando 12,7 milhões de unidades vendidas.

“Esse é um mercado altamente pulverizado e muito informal. Os golpes são inúmeros. Com os problemas de entrega da indústria, o mercado tem se voltado para os seminovos. Não estão mais produzindo os modelos mais simples e o seminovo ocupa o lugar do carro popular. Nossa proposta é trazer uma negociação ágil e segura. Além disso, existem novas modalidades de consumo. Um movimento muito grande rumo à locação e à assinatura. Essa é uma geração não tão ligada à posse e preocupada com a responsabilidade ambiental. Por isso, já temos um modelo em desenvolvimento de assinatura onde compramos o carro do cliente”, completa o diretor da Acelero.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas