Negócios

Ponteio Lar Shopping passa por processo de retrofit de R$ 15 milhões

A AD Shopping, administradora do mall também será a responsável pela gestão de outros dois shoppings de Belo Horizonte; o ViaBrasil Pampulha e o ViaShopping Barreiro
Atualizado em 5 de dezembro de 2025 • 10:36
Ponteio Lar Shopping passa por processo de retrofit de R$ 15 milhões
Foto: Divulgação Grupo AD

O Ponteio Lar Shopping está passando por um processo de revitalização da fachada e retrofit do empreendimento localizado na avenida Nossa Senhora do Carmo, no bairro Santa Lúcia, região Centro-Sul de Belo Horizonte. O investimento previsto para o projeto é de R$ 15 milhões e a inauguração deverá ocorrer no primeiro semestre de 2026. Os proprietários do mall também planejam uma segunda fase de intervenções, dessa fez, na área interna do imóvel comercial administrado pela AD Shopping, do Grupo AD.

O coordenador de administração do Grupo AD, Messias Mattos, explica que o projeto de revitalização da fachada e retrofit do mall traz um novo conceito contemporâneo e transformador, com traços característicos do Estado, utilizando materiais como aço corten, ferro e tons terrosos. Essa iniciativa marca os 30 anos do shopping center.

Segundo Mattos, o projeto, assinado pelo arquiteto mineiro David Guerra, propõe uma releitura da fachada curva e extensa, característica marcante do complexo comercial. A intervenção também inclui melhorias na portaria principal, que contará com uma nova marquise projetada para oferecer mais conforto e proteção aos visitantes.

“Essa é a primeira grande reforma da fachada desde a inauguração, já que ao longo dos anos o empreendimento passou apenas por manutenções pontuais e pequenas atualizações”, destaca.

A próxima etapa do projeto, segundo o coordenador, envolve os trabalhos de revitalização interna do centro comercial mineiro, contemplando o Boulevard Gourmet, os banheiros e outras áreas do imóvel. Essas melhorias ocorrerão após a conclusão das intervenções na fachada do mall.

“E fazem parte do plano contínuo de modernização do Ponteio Lar Shopping, que conta com o apoio dos empreendedores e da administradora para a execução”, acrescenta.

Atualmente, o empreendimento comercial possui 51.483 metros quadrados (m²) de área construída e 19 mil m² de área bruta locável (ABL). O imóvel conta com 58 operações voltadas, principalmente, para o segmento de design e decoração; sendo cinco lojas âncoras, três semi-âncoras e 50 satélites, além de duas unidades vagas.

AD Shopping irá administrar mais dois shoppings em Belo Horizonte

A AD Shopping também será a nova administradora dos shoppings ViaBrasil Pampulha, localizado no bairro Jardim Atlântico, na região da Pampulha, e do ViaShopping Barreiro, instalado na região do Barreiro. Mattos esclarece que a decisão de assumir a gestão desses empreendimentos reforça a continuidade da estratégia de expansão do grupo, com mais de 34 anos de atuação no mercado.

Ele garante que a empresa está preparada para, junto com os grupos parceiros, continuar investindo e combinando inovação, experiência e relacionamento com lojistas e consumidores em todas as regiões do País. “Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais nossa presença no setor como referência em gestão e desenvolvimento de shoppings e complexos multiuso”, afirma.

Após essa adição, o grupo passará a contar com 45 empreendimentos em seu portfólio. No total, a companhia possui mais de 2,2 milhões de metros quadrados (m²) de área construída e mais de 1,1 milhão m² de área bruta locável (ABL). “Continuamos firmes no propósito de contribuir com o desenvolvimento econômico e social em todas as regiões em que atuamos”, garante.

ViaShopping Barreiro.
Foto: Divulgação Grupo LGN/Nava

Os dois imóveis estão sendo vendidos pelo Grupo LGN/Nava para os fundos de investimentos TRX Real Estate (TRXF11) e Capitania por R$ 257,7 milhões. Após a conclusão dessa operação, o TRXF11 passará a deter 100% das participações no shopping center da Pampulha e 50% do imóvel comercial do Barreiro, com a outra metade ficando para o fundo Capitania.

De acordo com o Grupo LGN/Nava, a transição para a nova gestão deverá ser concluída já nas próximas semanas. Ele também garante que esse processo não ocasionará qualquer impacto no dia a dia dos negócios.

O ViaShopping Barreiro, inaugurado há 20 anos, possui 59.460 m² de ABL, e conta com 160 lojas em operação, estacionamento com 1,3 mil vagas e um fluxo de 12 milhões de visitantes anualmente. Já o ViaBrasil Pampulha, inaugurado em 1988, conta com 17.233 m² de ABL, 68 lojas e um fluxo de mais de 1,72 milhões de visitantes por ano.

O mercado mineiro, segundo o coordenador de administração do Grupo AD, é uma peça-chave na estratégia de crescimento da empresa, devido ao alto potencial de consumo. Mattos destaca que Minas Gerais é um dos estados mais populosos e com o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

“Isso representa um vasto mercado consumidor com poder de compra significativo, fundamental para garantir o fluxo de clientes e o desempenho de vendas nos shoppings”, completa.

Quanto a uma possível expansão no Estado, o executivo pontua que a companhia possui uma vasta capilaridade de atuação em todo País, o que possibilita a continuação do processo de crescimento nas cinco regiões do Brasil. “Existem negociações em andamento que se concretizadas, traremos novidades muito em breve”, conclui.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas