Negócios

Adidas e DHL investem R$ 70 milhões em centro de distribuição semiautomatizado em Extrema

Obras tiveram início em 2021, em uma área de 40 mil m²; empreendimento será o principal hub logístico da marca no País
Adidas e DHL investem R$ 70 milhões em centro de distribuição semiautomatizado em Extrema
O CD de Extrema, um dos mais modernos do Brasil, atende a três áreas: e-commerce, varejo e lojas próprias | Crédito: Divulgação/DHL Supply Chain/Adidas

A Adidas, referência global em artigos esportivos, e a DHL Supply Chain, líder mundial em logística (armazenagem e distribuição), estão inaugurando, em Extrema, no Sul de Minas, um dos mais modernos centro de distribuição (CD) do Brasil, com estratégias de omnichannel, semiautomatizado e com práticas sustentáveis.

Com investimentos de R$ 70 milhões, as obras tiveram início em 2021, em uma área de 40 mil metros quadrados (m²) e passa a ser o principal hub logístico da Adidas no Brasil, atendendo a três áreas: e-commerce, varejo e lojas próprias, de forma sinérgica em uma arquitetura logística que preza pela agilidade, eficiência e tecnologia.

Para que todo processo de compra e integração de produtos funcione, foram adotadas metodologias de gestão de estoque como o Stock Keeping Unit (SKU), que é um código usado nos produtos para identificá-los em armazéns com maiores estoques, como este que abrigará 5 milhões de itens entre roupas, tênis e acessórios, caracterizando-se em um dos maiores estoques esportivos do País. Com este código, é possível categorizar os produtos para saber qual é a previsão de demanda, quais itens estão sendo mais vendidos e por quanto tempo determinados produtos ficam parados no estoque.

A digitalização dos processos e a utilização de esteiras entre outros equipamentos avançados são instrumentos que estão permitindo a agilidade e a movimentação em maior escala, tornando o processo mais eficiente.

O diretor sênior de Supply Chain Management na Adidas Brasil, Andre Biancardini, explica: “o novo centro de distribuição nos garante uma plataforma sólida para o crescimento esperado para a empresa nos próximos anos. A mudança para Extrema nos torna mais próximos dos nossos principais clientes na região, e garante mais tecnologia e automação, com grande foco em sustentabilidade”.

Inovação marca novo centro de distribuição

O novo hub logístico da Adidas conta com quatro tecnologias avançadas. A primeira é o próprio sistema de gestão de estoque (WMS), que conta com a versão mais atualizada e traz vantagens como execução em nuvem, a dispensa de paradas para atualização e grande especialização e acuracidade para estoques omnichannel, ou seja, apresenta informações exatas sobre os produtos estocados, tendo equivalência entre o que está registrado no sistema e o que realmente consta no armazém físico.

Crédito: Adobe Stock

As esteiras automáticas trabalham para agilizar a movimentação interna das cargas. Atrelado a elas, há um equipamento de sorteamento (separação do produto para envio) e um robô que lê qual o item solicitado e realiza a embalagem, que será utilizado na área de e-commerce. Para reduzir resíduos não-degradáveis, essas embalagens serão feitas quase que exclusivamente de papéis.

Por último, as entregas contam ainda com uma torre de controle da DHL que supervisiona, gera dados e produz insights para o aprimoramento dos negócios. “A partir das informações, nossa ideia é revisar constantemente o ecossistema logístico da adidas, melhorando nossos níveis de serviço e elaborando novos projetos”, comenta a vice-presidente de varejo e e-commerce da DHL Supply Chain, Gabriela Guimarães.

Centro de distribuição já nasce com certificação LEED

O novo complexo foi certificado como sustentável com o certificado Leadership in Energy and Environmental Design, ou LEED. O LEED é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental utilizado em edificações em mais de 160 países, com o intuito de incentivar a transformação dos projetos, obras e edificações, sempre com foco na sustentabilidade de suas atuações.

No caso do CD, as instalações foram certificadas, principalmente, pelas boas práticas de economia de energia e reaproveitamento de resíduos. Além disso, já está previsto para os próximos meses a instalação de uma usina solar no telhado capaz de gerar cerca de 35% do consumo energético da operação.

O projeto também gerou 400 postos de trabalho diretos em Extrema, sendo que parte da equipe é originária de outras operações da Adidas.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas