Negócios

Aero Engenharia alavanca resultados com combate à dengue

Número de contratos da empresa para o uso do Techdengue cresceu 104% em 2024 frente a igual período de 2023
Aero Engenharia alavanca resultados com combate à dengue
Uso da tecnologia da Aero Engenharia permite a redução de até 90% dos focos de reprodução do Aedes aegypti | Crédito: Divulgação / AERO ENGENHARIA

A mineira Aero Engenharia, empresa especializada em geoanalytics, está impulsionando os resultados com soluções voltadas para a gestão de saúde pública, especialmente no contexto das arboviroses. A empresa desenvolveu um produto, o Techdengue, que auxilia prefeituras no controle e combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya.

Com a demanda elevada, a estimativa é encerrar o ano com crescimento de 60% no faturamento. Hoje, a ferramenta representa 48% da receita da empresa. Conforme o CEO da Aero Engenharia, que tem sede na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), em Contagem, Cláudio Ribeiro, o Techdengue vem sendo adotado por diversas prefeituras em Minas Gerais e do interior de São Paulo.

Cláudio Ribeiro, da Aero Engenharia
O Techdengue é uma nova forma de combate e controle das arboviroses, garante o CEO da Aero, Cláudio Ribeiro | Crédito: Divulgação / Aero Engenharia

A empresa, utilizando drones e tecnologia própria, realiza o processo completo de controle e combate ao Aedes aegytpi. Através do monitoramento georreferenciado é possível identificar áreas críticas. Assim, são entregues aos gestores públicos informações essenciais para o combate.

Análise de dados

As imagens captadas passam por análises que identificam os possíveis focos. Há também definição do volume de larvicida necessário por cada foco identificado. O pacote de tecnologia disponibiliza, ainda, pulverização remota, o que é bastante adotado para locais de difícil acesso.  

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Somente no primeiro quadrimestre deste ano, período que foi marcado pelo aumento substancial das arboviroses, o número de contratos da empresa para o uso do Techdengue cresceu 104% frente a igual período de 2023. Já são 275 cidades utilizando a solução. A estimativa é chegar a mais de 300 prefeituras em 2024 e a meta, para 2025, é alcançar 500 cidades. 

“O Techdengue é uma nova forma de combate e controle das arboviroses. Estamos em um momento de crescimento exponencial do projeto. Isso acontece, principalmente, pela necessidade de o setor de saúde pública em investir em soluções que auxiliem no controle e combate das arboviroses”.

Ainda conforme Ribeiro, o custo para as prefeituras é acessível. O valor varia conforme a demanda de cada cidade, levando em conta a área e o número de habitantes. Conforme os dados, o uso da tecnologia permite a redução de até 90% dos focos de reprodução do Aedes aegypti e a diminuição dos casos de doenças nos municípios atendidos.

Techdengue impulsiona resultados 

Os resultados obtidos pela empresa com a negociação dos produtos são positivos.  Nos primeiros quatro meses de 2024, a participação do Techdengue na composição do faturamento da Aero Engenharia subiu de 24% para 48%. Assim, a estimativa é encerrar o ano com aumento de 60% no faturamento da Aero Engenharia, se comparado com 2023. 

Conforme Ribeiro, para avançar nos produtos e soluções, por ano, a Aero Engenharia destina cerca de 12% do faturamento, cujo valor não é divulgado, para estudos, desenvolvimentos de tecnologias, busca por problemas e soluções para os mesmos.

Além do Techdengue, a Aero Engenharia desenvolve produtos e soluções em diversos segmentos, como a mineração, infraestrutura, energias renováveis, meio ambiente, planejamento urbano, entre outros.  

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas